O Papa Francisco se unirá à iniciativa da Conferência Episcopal Italiana para que toda a Itália reze os Mistérios Luminosos do Terço nesta quinta-feira, 19 de março, Solenidade de São José, para dar forças durante a emergência sanitária causada pelo coronavírus COVID-19.

A convocação dos Bispos italianos chama todos os que desejarem a acender uma vela ou colocar um pano branco nas janelas das casas às 21h (hora de Roma) e rezar juntos o Terço.

Ao finalizar a catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, 18 de março, o Pontífice convidou a se unir a esta iniciativa.

“Faço meu o chamado dos Bispos italianos que, nesta emergência sanitária, promoveram um momento de oração em todo o país. Cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa: todos unidos espiritualmente amanhã, às 21h, para rezar o Terço com os Mistérios Luminosos”.

“Ao rosto luminoso e transfigurado de Cristo e ao seu Coração, nos conduza Maria, Mãe de Deus, saúde dos enfermos, à qual nos dirigimos com a oração do Terço, sob o olhar amoroso de São José, protetor da Santa Família e das nossas famílias”, disse o Santo Padre.

Na nota introdutória ao Terço divulgada pela Conferência Episcopal, explica-se que, “neste momento de emergência sanitária, a Igreja na Itália reza e convida todos a rezar pelo país”.

“Fazemos isso neste dia dedicado à festa de São José, esposo da Santa Virgem Maria, patrono da Igreja Universal, convidando cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa, a recitar em casa o Terço”.

No comentário, enfatiza-se que “contemplamos os Mistérios Luminosos para viver esta oração como uma verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de alegria e de luz, de dor e de glória”.

“Na realidade, todo o mistério de Cristo é luz. Ele é a luz do mundo e nós queremos segui-lo como discípulos, sabendo que quem o segue não caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

“Neste tempo de tristeza, de sofrimento e de incerteza, desejamos contemplar o rosto luminoso e transfigurado de Cristo, para que dissipe, junto com o pecado, as trevas do contágio e da morte”, afirma-se na introdução do Terço divulgada pela Conferência Episcopal.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: