Um sacerdote de um pequeno povoado no norte da Itália, a região mais afetada pelo coronavírus, celebrou uma Missa privada acompanhado das fotos de seus paroquianos para se sentir mais próximos.

Em 8 de março, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) informou que, seguindo as instruções do governo, suspendeu até 3 de abril todas as cerimônias religiosas públicas. Desde então, vários sacerdotes celebram a Eucaristia de forma privada e alguns as transmitem pela internet.

Um dos que se somou às celebrações privadas foi Pe. Giuseppe Corbari, pároco da igreja Robbiano, na cidade de Giussano, na região da Lombardia. Entretanto, teve a ideia de estar acompanhado pelas fotos de seus paroquianos colocadas nos bancos do templo.

“Esta ideia surgiu devido a uma necessidade pessoal: ter que celebrar a Missa sozinho foi algo bastante triste, mesmo que a Missa tenha sua própria eficácia. Então, pedi aos meus paroquianos que me dessem uma foto, uma selfie deles e depois as imprimi e colei nos bancos e nos assentos desta igreja maravilhosa”, explicou.

“Agora, quando celebro a Missa, tenho a companhia deles e me sinto próximo a eles”, afirmou à imprensa internacional.

Na Itália, mais de 27 mil pessoas foram infectadas pela COVID-19, das quais mais de 2 mil faleceram e cerca de mil se recuperaram. Na Lombardia, os infectados são mais de 13 mil e mais de 1.200 os falecidos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: