O Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, publicou na quinta-feira, 12 de março, uma série de instruções e medidas adotadas devido à pandemia do coronavírus Covid-19, entre as quais o cancelamento da peregrinação a Fátima que ocorreria no dia 29 de março.

Na nota pastoral, o Purpurado assinalou que, “como cristãos, somos chamados a comportarmo-nos também como cidadãos conscientes e colaboradores, assumindo as próprias responsabilidades em sintonia com as disposições das autoridades responsáveis pela saúde pública”.

Nesse sentido, estabeleceu, com base nas recomendações das autoridades quanto ao “ajuntamento ao ar livre acima das 5 mil pessoas”, o cancelamento da peregrinação diocesana a Fátima, prevista para 29 de março.

“Nesta medida, inclui-se também a peregrinação dos escuteiros e a dos jovens, com atividades programadas para o dia 28”, indicou.

Por isso, o Cardeal Marto recomendou que os fiéis “vivam esse dia em ‘espírito de peregrinação’” e “tomem alguma atividade piedosa”, como a participação na Missa, a oração familiar, preferencialmente o terço, ou mesmo “a ‘caminhada com santa Jacinta Marto’ da própria casa até a igreja mais próxima ou outro lugar”.

Indicações para as práticas litúrgicas e pastorais

Junto com a nota pastoral, o Cardeal António Marto publicou algumas normas para a Diocese de Leiria-Fátima para evitar a propagação do coronavírus.

Aos fiéis, solicitou que cuidem “diligentemente da sua higiene pessoal”, adotando medidas de “etiqueta respiratória” e lavando as mãos frequentemente. Afirmou ainda que aqueles que apresentarem sintomas, mesmo que não tenham a doença comprovada, “não devem participar nas celebrações litúrgicas e outras atividades” e indicou que “está vedado o contato físico”, como nas saudações.

Aos sacerdotes, ressaltou que devem aplicar tais normas de “forma assertiva, mas sempre com uma atitude pedagógica e pastoral” e pediu que, “sempre que possível”, divulguem “estas instruções tanto nas ocasiões informais como formais” e adotem “um comportamento que evidencie uma adesão convicta a estas práticas”.

O Purpurado elencou ainda algumas orientações quanto às igrejas e as celebrações litúrgicas, como esvaziar as pias de água benta, suspender a saudação da paz, dar a comunhão apenas na mão, realizar as confissões com “distância entre o sacerdote e o penitente, sem prejuízo da salvaguarda do sigilo e das recomendações sanitárias”.

Com relação à Semana Santa,  determinou que, na quinta-feira Santa “não se faça o lava-pés” e que na Sexta-feira Santa, durante a adoração da Cruz, “não haverá o tradicional beijo, sendo substituído por uma inclinação (vênia) ou pela genuflexão”.

O Bispo pediu também que não sejam realizadas visitas a doente com sintomas “que façam suspeitar da infecção ”e que, nas visitas, “os ministros devem lavar as mãos ou desinfetá-las antes e depois de estar com o doente”.

Outra recomendação dada é para que crianças com “sintomas que façam suspeitar da infecção” não participem da catequese. Além disso, afirmou que, “em caso de suspeita de infecção ou se forem encerradas as escolas na freguesia, a catequese e atividades conexas devem ser suspensas”.

O Purpurado também reforçou as indicações das autoridades em relação aos eventos, sublinhando que, poderão ser mantidos “se a participação não atingir os números” indicados para atividades ao ar livre de 5 mil pessoas.

Hoje pela manhã, na conta de Instagram do Santuário de Fátima, as autoridades do recinto informaram: "O Santuário de Fátima decidiu suspender todas as celebrações litúrgicas a partir deste sábado 14 de março. Pode acompanhar em direto a Capelinha das Aparições na página oficial".

 

Caminho penitencial da Quaresma

Em sua nota pastoral, o Cardeal Marto exorta a assumir “esta inquietante situação com sentido penitencial, fazendo todo o possível para viver a caridade de preservar e promover a saúde pública, um bem comum inestimável”.

Mais em

“Convido a oferecer os sacrifícios que estamos a viver nesta situação difícil, como parte do caminho penitencial da Quaresma para que possamos preparar-nos também assim para a Páscoa da Ressurreição e da vida nova”.

Assim, convida a enfrentar “esta provação com fé, confiança e fidelidade” e a rezar “por todos os infectados e seus familiares, pelos médicos, enfermeiros e agentes sanitários, pelos sacerdotes disponíveis a acompanhar e dar assistência espiritual ao povo de deus e pelas autoridades”.

Por fim, propõe que se reze a oração composta pelo arcebispo italiano Bruno Forte:

Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude,
tem piedade de nós e livra-nos de todo o mal!
Pedimos-Te para vencer o flagelo deste vírus que se está difundindo,
curar os doentes,
preservar os sãos,
apoiar quem trabalha pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia
e salva-nos pelo Teu grande amor.
Nós te pedimos por intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe, que com fidelidade nos acompanha.
Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Amém.

Confira também: