O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde ao estado do Rio Grande do Sul, informou que foi suspensa a visita ad limina que realizariam neste mês de março, devido ao coronavírus Covid-19.

Em comunicado assinado pelo presidente do Regional, Dom José Gilson, informa-se que “a Santa Sé, numa atitude de colaboração com o Estado Italiano, determinou a suspensão da Visita Ad Limina Apostolorum, prevista para os dias 23 a 30 de março”.

Esta medida, assinala, se dá “diante do avanço da epidemia do coronavírus (Covid-19) na Itália e considerando as medidas tomadas pelo Governo Italiano para proteger a população, entre elas, a restrição de circulação das pessoas, o cancelamento de eventos públicos e o fechamento de todas as escolas, universidade, museus e outros espaços públicos, até o dia 03/04”.

Segundo o Regional, “a nova data para a realização da Visita Ad Limina dos Bispos do Rio Grande do Sul será divulgada oportunamente”.

A partir do dia 21 de março, 24 Arcebispos e Bispos do Rio Grande do Sul viajariam para o Vaticano, onde realizariam a visita ad limina, com visitas a dicastérios da Cúria Romana, além do encontro com o Papa Francisco.

Para o presidente do Regional, esta seria uma “oportunidade para apresentar ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja no Rio Grande do Sul, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul”.

De acordo com o Regional, a última visita ad limina realizada por prelados do Rio Grande do Sul ocorreu em 2009, quando estiveram com o Papa Bento XVI. Naquela ocasião, apenas sete dos 24 bispos que iriam agora eram bispos diocesanos e participaram.

Confira também: