O Arcebispo de Guaiaquil, Dom Antonio Arregui, assegurou à imprensa local que a Igreja no Equador combate a corrupção através do aporte moral e os pronunciamentos públicos, com os quais se educa em valores.

“A contribuição é fundamentalmente de ordem educativa e de promoção dos princípios e valores que nos podem imunizar contra a corrupção”, indicou o Prelado à televisora Ecuavisa, onde comentou a solicitude do Papa Bento XVI ao Governo para que atue com “transparência e honradez” pelo bem da população.

Dom Arregui assinalou que esta “é uma oferta do Papa que nos chamou a atenção, porque a Igreja sempre está ao serviço do país”.

Dias atrás, durante a apresentação das credenciais do novo Embaixador do Equador ante a Santa Sé, Francisco Salazar Alvarado, o Pontífice fez referência à realidade econômica, social e política que vive o país, e indicou que a solução “requer sempre a boa vontade e a colaboração de todos os cidadãos”, especialmente “dos responsáveis pelas diversas instâncias políticas e sócio-econômicas”.

O Papa destacou que “a transparência e honradez na gestão pública favorecem um clima de credibilidade e confiança dos cidadãos em suas autoridades, e são a base para um desenvolvimento conveniente e justo”.