O Vaticano anunciou o título escolhido pelo Papa Francisco para sua mensagem para o próximo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será "Forçados como Jesus Cristo a fugir".

A mensagem do Pontífice para o dia, que será celebrado em 27 de setembro, "é centrada no cuidado pastoral dos deslocados internos, que atualmente são mais de 41 milhões em todo o mundo", como afirma o comunicado do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.

O comunicado também informa que "a mensagem parte da experiência de Jesus deslocado e refugiado junto com os seus pais, a fim de reiterar a importância da base cristológica específica do acolhimento cristão".

A mensagem “será desenvolvida em seis subtemas, expressos em seis pares de verbos: conhecer para compreender; aproximar-se para servir; ouvir para se reconciliar; compartilhar para crescer; envolver para promover e colaborar para construir”.

Finalmente, o comunicado afirma que “para favorecer uma preparação adequada da celebração desse dia, também este ano, a Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral deseja lançar uma campanha de comunicação. Todos os meses, serão propostas reflexões, material informativo e recursos multimídia para aprofundar o tema escolhido pelo Santo Padre”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: