Ao iniciar o tempo de Quaresma, o Arcebispo de Salta, Dom Mario Cargnello, incentivou os fiéis a serem solidários com os afetados pelas recentes inundações no norte da Argentina.

As fortes chuvas nas províncias de Salta, Tucumán e El Chaco causaram inundações nas cidades, o transbordamento de alguns rios, barreiras nas estradas, mais de 200 evacuados e mais de 35 mil atingidos.

Frente à emergência, o Arcebispo de Salta disse que, na Quaresma, "o chamado à caridade operante e ativa marca um caminho de conversão".

Do mesmo modo, recordou o Ano Mariano Nacional, um evento que convida "a cultivar a prontidão de Maria ao visitar Isabel e sua capacidade de descobrir as necessidades dos irmãos nas Bodas de Caná".

“Convido-os a olharem para nossos irmãos de La Puna. Seus rostos nos desafiam, suas necessidades exigem nossa ajuda”, indicou.

Nesse sentido, o Prelado disse que "é comovente constatar a resposta solidária daqueles que não foram afetados e estendem os braços aos que sofreram e continuam sofrendo”.

Agradeceu também “o testemunho de fraternidade em favor da comunidade das Irmãs de Jesus Verbo e Vítima, de parte de homens e mulheres de todas as idades que se organizaram para ajudar a tirar a água, o barro, limpar e recuperar o possível depois da destruição”.

Dom Cargnello também recordou que as vítimas precisam de roupas, calçados, água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, cimento, entre outras coisas que serão recebidas e distribuídas de acordo com um cadastro.

As doações podem ser entregues na sede da Cáritas Salta, Córdoba 190; na Paróquia de Nossa Senhora do Trânsito; e na Catedral Basílica do Senhor e Virgem do Milagre.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: