O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, no Palácio Apostólico do Vaticano, jovens sacerdotes e monges pertencentes às Igrejas Ortodoxas Orientais que estão em Roma por ocasião de uma visita de estudo e lhes agradeceu por seu testemunho de fé marcada com sangue em situações de guerra e violência.

Francisco afirmou que "uma visita é sempre uma troca de dons". Assim, "quando nós cristãos de diferentes Igrejas nos visitamos, encontrando-nos no amor do Senhor, temos a graça de partilhar esses dons.".

O Papa assinalou que a presença em Roma de sacerdotes e monges ortodoxos “não é somente uma ocasião para aprofundar o conhecimento da Igreja católica, mas é também para nós católicos uma oportunidade para acolher o dom do Espirito que está em vocês. A presença de vocês nos permite essa troca de dons e é motivo de alegria”.

Em seu discurso, Francisco agradeceu "pelo testemunho dado pelas várias Igrejas ortodoxas orientais, Igrejas que marcaram no sangue a fé em Cristo e que continuam sendo sementes de fé e de esperança também em regiões marcadas, infelizmente, pela violência e pela guerra".

"Espero que cada um de vocês tenha tido uma experiência positiva da Igreja Católica e da cidade de Roma e que aqui não tenham se sentido hóspedes, mas irmãos", disse o Pontífice.

“O Senhor encontra contentamento nisso, na fraternidade entre nós. Que a visita de vocês, e as que com a ajuda de Deus poderão se seguir, possam agradar e dar glória ao Senhor! Que a presença de vocês se torne uma pequena semente fecunda para fazer germinar a comunhão visível entre nós, aquela unidade plena que Jesus deseja ardentemente”, concluiu o Papa Francisco.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: