O Papa Francisco formalizou a nomeação de vários Cardeais como membros de diferentes Dicastérios da Cúria Romana.

Na Congregação para as Igrejas Orientais, nomeou o Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Na Congregação para a Evangelização dos Povos, nomeou o Cardeal Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, arcebispo de Jacarta (Indonésia), e o Cardeal Michael Czerny, Subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Na Congregação para o Clero, nomeou o Cardeal Juan de la Caridad García Rodríguez, arcebispo de San Cristóbal de La Habana (Cuba).

Na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo).

No Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nomeou o Cardeal Álvaro Leonel Ramazzini Imeri, bispo de Huehuetenango (Guatemala).

No Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, nomeou o Cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha (Itália).

No Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, nomeou o Cardeal Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat (Marrocos).

Por último, no Pontifício Conselho da Cultura, nomeou o Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, Arquivista e Bibliotecário de Santa Romana Igreja, e o Cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo.

Todos foram criados cardeais no último Consistório Público Ordinário, realizado em 5 de outubro de 2019.

Outras nomeações

Por outro lado, a Sala de Imprensa da Santa Sé também comunicou várias nomeações de consultores realizadas pelo Papa Francisco na Comissão para as Relações Religiosas com os Muçulmanos.

Os novos consultores são Pe. Joseph Olawale Ogundipe, do clero da Diocese de Oyo (Nigéria), Pe. Laurent Basanese, sacerdote francês que atua como diretor do Centro de Estudos Inter-religiosos da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi nomeado ainda Pe. Heru Prakosam, da Indonésia, conselheiro para o diálogo com o Islã da Secretaria de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso dos Jesuítas e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Sanata Dharma de Jogyakarta.

São também novos consultores por decisão do Papa o Dr. Martino Diez, pesquisador de língua e literatura árabe da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão e diretor científico da Fundação Internacional Oasis (Itália); Dr. Timo Güzelmansur, diretor da Christlich-Islamische Begegnungs-und Dokumentationsstelle CIBEDO em Frankfurt (República Federal da Alemanha); e Dr. Gabriel Said Reynolds, professor de Estudos Islâmicos e de Teologia na Universidade de Notre Dame, em Notre Dame (Estados Unidos).

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: