A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reafirmou que “acompanha e apoia todas as iniciativas que continuarão a decorrer pela defesa da vida e contra a eutanásia”, após a votação na Assembleia da República que culminou na aprovação da eutanásia em Portugal.

Em votação na quinta-feira, 20 de fevereiro, os parlamentares portugueses aprovaram cinco projetos de lei que preveem a despenalização da eutanásia no país. As iniciativas tiveram seus textos aprovados na generalidade, de modo que cabe agora encontrar um texto comum que reúna seu conteúdo para que o projeto de lei seja novamente votado pela assembleia e posteriormente submetido à aprovação ou veto do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Após o resultado, a CEP publicou uma nota assinada por seu porta-voz, Padre Manuel Barbos, na qual afirma que assistiu “com enorme tristeza” a decisão da Assembleia da República.

Nesse sentido, reitera o que já havia afirmado em um comunicado contrário a tais projetos de 11 de fevereiro, “em profunda sintonia com o Papa Francisco, o qual fez um apelo aos profissionais de saúde, na mensagem para o Dia Mundial do Doente, para “terem em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos como a eutanásia, o suicídio assistido ou a supressão da vida, mesmo se o estado da doença for irreversível”.

Além disso, destaca as palavras do presidente da CEP e Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, o qual declarou à Agência Ecclesia, do episcopado português, que “aquilo que importa enquanto Igreja, e importa a muitas outras forças da sociedade civil – a maior parte delas nem são propriamente presenças religiosas, são profissionais e de outras áreas – e até inter-religiosas, é que a vida seja devidamente contemplada em todo o arco existencial, independentemente do que possa acontecer legislativamente”.

Também na quinta-feira, o Cardeal-Patriarca presidiu Missa que assinalou os 100 anos de falecimento de Santa Jacinta Marto, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, onde a vidente de Fátima morreu.

Na ocasião, segundo Ecclesia, o Cardeal Clemente ressaltou a importância do acompanhamento das pessoas. “Dizem-nos as pessoas, os clínicos, os voluntários que estão perto das pessoas que sofrem e que as acompanham que, em geral, não querem partir porque se sentem acompanhadas. A convivência é que é a vida”.

O presidente da CEP disse ainda que “não basta dizer, como dizemos e insistimos porque estamos convictos disso, que vida tem de ser contemplada no seu todo. Porque se começamos a fazer exceções, mesmo que sejam a pedido, a vida não se aguenta na sua inteireza”. Por isso, sublinhou que é preciso estar “mais presentes”.

Além disso, reafirmou o apelo que tem feito aos políticos de que “esta é uma frente comum, é uma frente humana, essencial”, e não se pode “deixar ninguém sozinho ao longo da sua vida”, principalmente quando mais precisa.

Confira também: