O Papa Francisco enviou uma carta escrita a mão aos pais de Fernando Báez Sosa, um jovem assassinado em Villa Gesell (Argentina), na qual assinalou que se une espiritualmente à Missa celebrada pelo primeiro mês de falecimento da vítima.

Em 18 de fevereiro, uma multidão marchou até a porta da boate Le Brique, em Villa Gesell, onde Fernando Báez Sosa, de 19 anos, morreu após ser brutalmente espancado por um grupo de jogadores de Rugby.

A multidão se reuniu para rezar pelo descanso eterno e pedir justiça em uma Missa celebrada pelo Bispo de Mar de Plata, Dom Gabriel Mestre, que assinalou que "a verdade e a justiça são uma reivindicação espiritual".

Dom Mestre assinalou que a Missa “tem um sinal profético para pedir pelo descanso eterno de Fernando e o consolo de sua família; pela justiça justa e não à impunidade; e pela conversão dos corações violentos".

Além disso, pediu uma justiça que permita um perdão sincero de coração que não implique impunidade, que seja um "reconhecimento da verdade a partir da justiça".

O Prelado assinalou que se deve repensar a sociedade e buscar “ser artesãos da paz, como diz o Papa Francisco”.

A este chamado, o Papa Francisco se uniu por meio de uma carta escrita a mão, enviada ao Prelado.

Nela, o Santo Padre indicou seu conhecimento sobre a celebração da Eucaristia. "Sei que amanhã celebrarão uma Missa em Villa Gesell, ao completar um mês do assassinato de Fernando Báez Sosa", escreveu.

“Quero lhe assegurar minha companhia espiritual neste dia. Também eu celebrarei a Eucaristia por Fernando e seus pais. Por favor, não se esqueça de rezar por mim. Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa te cuide. Fraternalmente. Francisco”, concluiu o Pontífice.

Durante a Missa, Dom Mestre abençoou a árvore onde assassinaram Fernando, decorada com terços, cruzes e imagens ao lado da foto do jovem, e uma "rosa da paz", feita pelo ourives Juan Carlos Pallarols, que ficará exposta na paróquia da Imaculada Conceição.

Por fim, a prefeitura da cidade instalou uma placa preta no local do assassinato com a legenda: "O povo de Villa Gesell condena social e juridicamente esses crimes".

Crime contra Fernando Báez Sosa

No dia 18 de janeiro, Fernando, de 19 anos, morreu após ser brutalmente espancado por um grupo de jogadores de rugby em frente a Le Brique, uma boate em Villa Gesell.

Segundo as investigações, os jogadores pertencentes em sua maioria ao Club Náutico Arsenal de Zárate, brigaram com Báez e outros amigos dele, muito próximo do local.

Os atletas fugiram do local, mas foram presos pela polícia em uma casa próxima. São dez jogadores presos na delegacia 1ª de Pinamar e estão sendo processados pela suposta autoria na morte do jovem.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em