Representantes do Vaticano e da China realizaram um encontro em 14 de fevereiro, no marco da Conferência sobre Segurança em Munique 2020, na Alemanha. Na reunião, destacaram os avanços diplomáticos entre os dois Estados, o acordo provisório alcançado para a nomeação de bispos e a luta contra a epidemia de Coronavírus.

O encontro ocorreu entre o Secretário de Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, e o Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da República Popular da China, Wang Yi.

A Sala de Imprensa da Santa Sé ressaltou que no encontro, "realizado num clima cordial, foram evocados os contatos entre as duas partes, que evoluíram positivamente no tempo".

“Em especial, evidenciou-se a importância do Acordo Provisório sobre a nomeação dos Bispos, assinado em 22 de setembro de 2018, renovando o desejo de prosseguir o diálogo institucional em nível bilateral para favorecer a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês”, acrescentou.

O Vaticano também expressou sua gratidão ao governo da China "pelos esforços que estão sendo realizados para debelar a epidemia de coronavírus" e expressou sua "solidariedade à população atingida".

A Sala de Imprensa da Santa Sé ressaltou que se espera avançar para “uma maior cooperação internacional a fim de promover a convivência civil e a paz no mundo”.

Além disso, "houve uma troca de considerações sobre o diálogo intercultural e os direitos humanos".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: