A crise na Venezuela tem afetado milhares de pessoas e se reflete sobretudo na alimentação, pois, conforme denunciou Irmã Maria Chiquinquira, muitos “não conseguem comprar leite nem pão”.

Irmã Chiquinquira pertence à Congregação das Missionárias Eucarísticas de Nazaré, as quais desenvolvem um trabalho solidário junto aos mais necessitados na Venezuela, principalmente na área da alimentação, e contam com apoio da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Em declarações à ACN, a religiosa contou que, “às vezes, não temos eletricidade nem água corrente. Os alimentos são tão caros que muitas pessoas não conseguem comprar leite nem pão”.

A crise econômica que atinge a Venezuela afeta milhões de pessoas e, segundo assinala ACN, o próprio Banco Central do país considera que a inflação atingiu quase 10 mil por cento em 2019, número mesmo assim muito abaixo dos valores previstos pelo FMI.

Esta alta inflação significa aumento brutal dos preços e uma situação cada vez mais insustentável para a maior parte das famílias.

Diante dessa realidade, as Missionárias Eucarísticas de Nazaré são uma das muitas congregações religiosas apoiadas diretamente pela Fundação ACN nesta missão de alimentar o povo venezuelano.

Irmã Chiquinquira contou que vivem “em uma aldeia muito simples nas montanhas da Venezuela”, onde, uma das formas de ajudarem as famílias mais pobres é “a cantina”, “para que as crianças e as pessoas carenciadas possam comer pelo menos uma vez por dia”.

Além disso, as religiosas promovem em seu centro de formação “cursos de cabeleireiro e costura às mulheres, para que possam aprender um ofício e ter um rendimento.”

“Deus nos chamou para estarmos aqui com o nosso povo”, disse Ir. Chiquinquira, “por isso, aqui estamos, servindo-o e apoiando-o, estando presentes nas suas vidas”.

Confira também: