A religiosa portuguesa Maria Lúcia Ferreira denunciou que os cristãos estão sendo feitos reféns na área de Idlib (Síria), no meio dos deslocamentos devido aos ataques sírios e russos no país.

Em declarações a Vatican News, Irmã Maria Lúcia Ferreira, que mora no mosteiro de São Tiago Mutilado, em Qara (Síria), assinalou que “há fiéis cristãos detidos e reféns na área de Idlib”, uma cidade próxima à fronteira com a Turquia.

A religiosa indicou que a situação poderia explodir, especialmente com os deslocamentos que vêm ocorrendo no país devido aos ataques sírios e russos contra a fortaleza rebelde, assinala Vatican News.

Irmã Myri, nome pelo qual Maria Lúcia é conhecida na Síria, assinalou sua preocupação com a situação dos três povoados cristãos na zona de conflito.

Existem pessoas que "não conseguiram sair ou ter contato com suas famílias desde que os terroristas ocuparam o território seis ou sete anos atrás", acrescentou.

Deslocamentos na Síria

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirma que mais de cinco milhões de pessoas fugiram da Síria desde 2011, buscando segurança no Líbano, Turquia, Jordânia, entre outros países vizinhos.

“A crise de refugiados na Síria continua sendo a maior do mundo, com 5,6 milhões de sírios vivendo como refugiados na região. A Turquia acolhe mais de 3,6 milhões, o que o torna o principal país de acolhida de refugiados no mundo. Além disso, mais de 6,2 milhões de pessoas se encontram deslocadas dentro da Síria”, indica ACNUR.

"Desde 1º de dezembro, cerca de 520 mil pessoas foram deslocadas (...) a grande maioria - 80% - são mulheres e crianças", assinalou o porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), David Swanson, à agência da AFP.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: