O Papa Francisco recebeu no Vaticano, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, uma delegação do Conselho de Administração dos Cavaleiros de Colombo e lhes agradeceu por sua ação social com os perseguidos e deslocados: “Agradeço a vocês porque veem no irmão e irmã perseguidos e deslocados daquela região o seu próximo, para quem são um sinal de infinito amor de Deus”.

Os Cavaleiros de Colombo estão nestes dias em Roma para a sua peregrinação anual a Roma, que este ano tem um significado especial para comemorar o centenário do nascimento desta Fundação.

Diante deles, o Pontífice enfatizou que o "fiel testemunho de vocês em relação à sacralidade e à dignidade da vida humana, tanto em nível local como nacional", caracteriza os Cavaleiros de Colombo.

"Essa convicção inclusive os conduziu a apoiar, seja materialmente e espiritualmente, as comunidades cristãs do Oriente Médio que estão enfrentando os efeitos da violência, da guerra e da pobreza", destacou o Santo Padre.

Em seu discurso, o Santo Padre revisou a história dos Cavaleiros de Colombo e lembrou que “um século se passou desde que meu predecessor, Bento XV, convidou os Cavaleiros de Colombo para fornecer ajuda humanitária aos jovens e a outras pessoas em Roma após a terrível Primeira Guerra Mundial”.

Os Cavaleiros "responderam com generosidade, fundando centros esportivos para a juventude que rapidamente se tornaram lugares para a instrução, a catequese e a distribuição de comida e de outros bens essenciais, tão necessários naquele período".

Dessa maneira, "a Ordem de vocês se demonstrou fiel ao ideal do fundador, o Venerável Michael McGivney, que foi inspirado pelos princípios da caridade cristã e da fraternidade em ajudar os mais necessitados".

Do mesmo modo, Francisco destacou a forte união dos Cavaleiros de Colombo ao Papa: "Desde a sua fundação – enfatizou – os Cavaleiros de Colombo mostraram uma devoção incondicional ao Sucessor de Pedro. A criação do Fundo Vicarius Christi é um testemunho disso, assim como o desejo de participar à solicitude do Papa por todas as Igrejas e à sua missão universal de caridade”.

"No nosso mundo, marcado pelas divisões e desigualdades, o empenho generoso de vocês em servir a todos os necessitados oferece, especialmente aos jovens, uma inspiração importante para superar a globalização da indiferença e construir uma sociedade mais justa e inclusiva", concluiu o Papa Francisco.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: