A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, que o Papa Francisco celebrará Pentecostes em Malta; esta é a primeira viagem anunciada do Pontífice para este ano de 2020.

Segundo o comunicado do Vaticano, o Santo Padre visitará Malta e Gozo em 31 de maio, após acolher um convite do presidente da República de Malta, das autoridades e da Igreja Católica do país. O programa oficial da viagem será publicado futuramente.

Foi divulgada ainda a logo da visita, a qual apresenta “duas mãos voltadas para a Cruz, provenientes de um navio à mercê das ondas”.

“As mãos representam um sinal de acolhida do cristão em relação ao próximo e de assistência àqueles que estão em dificuldade, abandonados ao seu destino. O barco recorda a dramática história do naufrágio do apóstolo Paulo na ilha de Malta (cf. At 27,27-44) e a acolhida dos malteses ao apóstolo e aos náufragos (cf. At 28,1-10)”, explicam.

O Papa Francisco realizará esta viagem após ter recebido no Vaticano o presidente de Malta, George Vella, em 16 de setembro de 2019. Na ocasião, indica VaticanNews, ambos conversaram sobre os desafios do “fenômeno das migrações para a Europa, no qual estão fortemente comprometidos a Igreja e o Governo maltês”, e também sobre a proteção do meio ambiente, além de situações regionais quanto ao Mediterrâneo.

Nas pegadas do Apóstolo Paulo

Conforme assinala ACI Stampa – agência em italiano do Grupo ACI – esta será uma viagem nas pegadas de Paulo, mas também centrada no tema da migração, recordando que a passagem do apóstolo dos Gentios pela Ilha de Malta foi abordada pelo Santo Padre no último mês, em seu ciclo de catequeses sobre os Atos dos Apóstolos.

Em 8 de janeiro, ao comentar o naufrágio de Paulo e sua chegada à Ilha de Malta, o Santo Padre ressaltou como os habitantes daquele local “mostram um acolhimento atencioso” e sublinhou que os malteses “são acolhedores já desde aquela época”.

Posteriormente, Francisco voltou a falar sobre esta passagem bíblica, na audiência geral de 22 de janeiro, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o tema “Trataram-nos com gentileza”. O Santo Padre destacou a “hospitalidade” dos malteses.

Assim, indica ACI Stampa, esta primeira viagem internacional do Papa Francisco anunciada para 2020 poderia se inserir, particularmente, em um ano caracterizado pelos passos do Apóstolo Paulo, tendo em vista a possibilidade de uma visita aos lugares da pregação de São Paulo na Grécia, em uma viagem ecumênica em que poderia ser acompanhado pelo patriarca Bartolomeu de Constantinopla

Além disso, a viagem de Francisco à Malta será a quarta visita papal à ilha em 30 anos. O primeiro pontífice a visitá-la foi São João Paulo II, que esteve no local por suas ocasiões, em 1999 e em 2001, presidindo a Missa de beatificação de Dun Gorg Preca, Ir. Adeodata Pisani e Naziu Falzon.

Por sua vez, Bento XVI viajou a Malta em 2010.

Confira também: