O presidente da Comissão para os Leigos da Conferência Episcopal Católica das Filipinas (CBCP), Dom Broderick Soncuaco Pabillo, deu uma mensagem por causa da emergência sanitária mundial e pediu orações e atos de caridade para superar o medo do coronavírus.

Por meio de uma mensagem publicada nas redes sociais, Dom Pabillo assinalou que, nestes momentos em que o mundo está focado no surto de coronavírus, os católicos devem lutar e não ter medo, cuidando uns dos outros, principalmente com a oração.

O novo surto de coronavírus, uma família de vírus que causa o resfriado comum e doenças como MERS e SARS, originados na província chinesa de Wuhan, afetou mais de 24 mil pessoas na China e em outros países. Os mortos já são mais de 490 em todo o mundo.

Na quinta-feira, 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a emergência internacional diante do rápido aumento dos pacientes afetados pelo coronavírus, a fim de evitar uma epidemia mundial.

Segundo Asia News, Dom Pabillo reconhece que "a situação é grave", mas já foram tomadas medidas para impedir a propagação do vírus.

Além disso, o Prelado enfatizou que "o bem comum e a segurança das pessoas devem ser a principal consideração dos governos e instituições, não conveniências políticas, muito menos as preocupações econômicas".

“Preocupar-se não significa ter medo, muito menos se sentir impotente. Necessita-se de informação adequada, oportuna e verdadeira”, afirmou o Prelado. "Isso inclui não apenas o alcance da propagação e a morte causada, mas aqueles que foram recuperados e as curas que estão sendo descobertas", acrescentou.

Na verdade, "não precisamos apenas de más notícias, mas de boas notícias, e estas últimas também abundam". De fato, "é importante que sejam fornecidas informações sobre as iniciativas que estão sendo tomadas para mostrar solidariedade e preocupação com todos", ressaltou o Prelado.

Dom Pabillo tomou como exemplo a doação feita pelo Vaticano, que enviou 600 mil máscaras médicas às províncias de Hubei, Zhejiang e Fujian.

"Os gestos inspiradores como esses devem se multiplicar e criar solidariedade global", acrescentou.

Finalmente, exortou os cristãos a darem sua contribuição através da oração. "Ao longo da história, vimos que as pragas cessaram não apenas através da medicina, mas também através de orações e grandes atos de caridade".

Dom Pabillo incentivou a pedir a Deus a proteção, “deter a propagação da doença, curar os infectados, receber as almas dos que morreram e consolar os aflitos. Este é um grande recurso que nós, cristãos, temos: o poder da solidariedade na oração e na caridade”.

Asia News acrescentou que o Departamento de Saúde das Filipinas (DOH) confirmou um terceiro caso de infecção por coronavírus no país na manhã de ontem e é o primeiro país a sofrer uma morte depois da China.

Por sua vez, a CBCP começou uma Oratio Imperata para as pessoas afetadas pelo vírus e para prevenir uma epidemia mundial. Desde o domingo passado, a oração é recitada durante a Missa nos dias de semana e nos finais de semana após a comunhão, de joelhos.

A seguir, a oração dos bispos das Filipinas:

Deus nosso Pai, recorremos a ti em momentos de necessidade,
solicitando a tua proteção contra o coronavírus
que causou tantas vítimas e afetou muitos.
Rezamos pelas pessoas encarregadas de estudar
a natureza e a causa deste vírus
e como se propaga esta infecção.
Guia as mãos e as mentes dos médicos
para que possam ajudar os pacientes
com competência e compaixão.
Também àqueles governos e organizações
comprometidos em buscar a cura
e a solução para esta epidemia.
Rezemos pelos doentes
para que logo possam recuperar a saúde.
Concede-nos, oh Deus, a graça de trabalhar pelo bem de todos
e ajudar os necessitados.
Amém.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em