Na terça-feira, 4 de fevereiro, a Diocese de Crookston (Estados Unidos) anunciou que o Vaticano ordenou uma investigação adicional sobre a conduta de Dom Michael Hoeppner, o primeiro bispo norte-americano a ser investigado por encobrir casos de abusos sexuais após o novo processo estabelecido pelo Papa Francisco em 2019 através do motu proprio Vos estis lux mundi (Vós sois a luz do mundo).

Dom Hoeppner não poderá revisar nenhum caso de abuso sexual em sua diocese enquanto durar esta nova fase da investigação.

“O Arcebispo Bernard A. Hebda, da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, foi recentemente autorizado pela Congregação para os Bispos em Roma a realizar uma investigação adicional sobre as acusações de que o Bispo Michael J. Hoeppner estaria envolvido em 'atos de omissão que buscavam interferir ou evitar uma investigação civil ou canônica de má conduta sexual clerical', conforme prescrito no motu proprio Vos estis lux mundi”, indicou a diocese em 4 de fevereiro.

Dom Hoeppner foi acusado de não tratar bem os casos de sacerdotes denunciados por má conduta sexual, como também de pressionar uma suposta vítima a retirar sua acusação de abuso contra um sacerdote, de não ter seguido as normas para denunciar os abusos e de não ter seguido os protocolos para monitorar sacerdotes acusados ​​de má conduta.

Em uma declaração divulgada em 5 de novembro como parte do acordo legal, Dom Hoeppner é visto admitindo várias acusações contra ele e também defende uma decisão diocesana de permitir que um sacerdote permaneça no ministério, sem notificar os padres ou paroquianos, depois que o sacerdote admitiu que quando era adolescente, abusou de um menino mais novo.

Dom Hebda também foi encarregado de realizar a investigação inicial, concluída em outubro de 2019 com o envio de seu relatório à Congregação para os Bispos.

O juiz Timothy O'Malley, diretor do Escritório de Padrões Ministeriais e Ambientes Seguros da Arquidiocese, será o delegado de Dom Hebda durante a segunda investigação.

O anúncio do Vaticano surpreendeu alguns observadores, pois Dom Hoppner é o primeiro bispo a ser investigado pelo motu proprio Vos estis lux mundi e, portanto, não há precedentes.

Alguns sacerdotes da diocese de Dom Hoeppner disseram à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que esperavam que o bispo fosse retirado de seu cargo e que consideram que seria possível questionar a credibilidade dos procedimentos do motu próprio Vos estis lux mundi, caso se permita que o Prelado continue no seu cargo.

O Vaticano indicou que, durante a investigação, os casos de abuso sexual serão revisados por Dom Hebda. Uma fonte diocesana disse a CNA que o Arcebispo de Saint Paul e Minneapolis já está revisando um sacerdote.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: