Por ocasião da festa de São Brás, os portugueses de Vila Real retomam a curiosa tradição culinária das “ganchas”, um doce em formato de báculo.

Em Vila Real está situada a capela de São Brás, classificada como um Monumento Nacional desde 1910. E nos dais 2 e 3 de fevereiro, por conta da festa de São Brás, é comum encontrar as “ganchas” em barraquinhas pelo local.

A “gancha” é um doce feito de açúcar e água. Segundo consta, seria um instrumento usado para retirar objetos estranhos alojados na garganta e, ao mesmo tempo, teria um efeito calmante sobre a irritação e a inflamação da mesma.

Além disso, este doce, devido ao seu formato, também é associado ao báculo de São Brás, o padroeiro da garganta, que teria salvado um menino que estava sufocando por uma espinha de peixe.

De acordo com a tradição, os rapazes costumam dar a “gancha” para as moças, como retribuição por outro doce típico de Vila Real que ganham delas no dia de Santa Luzia – 13 de dezembro –, o “pito”, feito a base de massa folheada, com recheio de doce de abóbora.

O “pito” tem o formato de uma espécie de curativo antigo que se colocava na vista, com pomada no meio. Nesse sentido, recorda-se que Santa Luzia é a padroeira dos olhos.

Confira também: