O Papa Francisco aprovou nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, uma nova nomeação na Cúria Romana. Segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano, o Pontífice nomeou o sacerdote Pe. Flavio Pace como subsecretário da Congregação para as Igrejas Orientais.

Esta congregação foi erigida em 6 de janeiro de 1862, através da Constituição Apostólica Romani Pontifices, do Papa Pio IX, com o nome de Congregação da Propaganda Fide pro Negotiis Ritus Orientalis. Desde então, passou por várias reformas.

A primeira delas ocorreu em 1º de maio de 1917, quando o Papa Bento XV a tornou autônoma por meio do Motu Proprio Dei Providentis, com o nome de Congregatio pro Ecclesia Orientali. No entanto, sua denominação atual e, em geral, sua estrutura e missão atuais foram definidas em 1967 durante o Pontificado do Papa Paulo VI, em virtude do conteúdo da Constituição Apostólica da Regimini Ecclesiae Universae.

A missão da Congregação para as Igrejas Orientais é se colocar em relação com as Igrejas orientais católicas para favorecer seu crescimento, salvaguardar os direitos e manter vivos e íntegros na Igreja Católica, junto ao patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual da Igreja Latina, como também o das várias tradições cristãs orientais.

Pe. Flavio Pace, que até agora era Oficial da Congregação, nasceu em Monza, Itália, em 29 de julho de 1977. Depois de realizar seus estudos secundários em Monza, entrou no Seminário Arquidiocesano de Milão, em 1996.

Foi ordenado diácono em 2001 e sacerdote em 2002. Exerceu sua atividade pastoral como Vigário paroquial em Abbiategrasso, Itália, encarregando-se da pastoral juvenil, ensinando religião na escola estadual e servindo como capelão do hospital local.

Obteve a certificação em "islamistíca" no Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islamística de Roma, em 2010, colaborando depois com algumas iniciativas nas relações entre o Islã e a Arquidiocese de Milão.

Desde 2011, é Oficial da Congregação para as Igrejas Orientais e capelão do Instituto “Teresa Grillo Michel” das Irmãs da Divina Providência.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: