Os bispos das Filipinas divulgaram uma oração que desde ontem começou a ser rezada nas Missas no país, frente ao avanço do coronavírus.

Segundo a agência vaticana Fides, a oração foi aprovada e entregue pelos bispos filipinos que, ao concluir sua recente assembleia, quiseram pedir ao povo de Deus que invoque especialmente o Senhor diante do avanço da doença.

Nas Filipinas, pelo menos um caso já foi detectado e o governo incentiva uma série de medidas, como lavar as mãos com frequência, evitar o contato direto e usar máscaras apropriadas.

A Igreja também adotou essas medidas para as celebrações litúrgicas e os encontros pastorais e aconselha os fiéis a "seguirem as recomendações de saúde dos especialistas para prevenir a propagação da doença".

As paróquias são convidadas a realizar determinadas medidas durante a liturgia, como só distribuir o sacramento da Eucaristia nas mãos e não na boca, trocar a água benta com frequência, instalar medidas higiênicas nos confessionários e evitar dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso ou no momento da paz.

O coronavírus que se originou na província chinesa de Wuhan afetou mais de 7 mil pessoas na China e em outros países. Os mortos já são mais de 300 em todo o mundo.

A seguir, a oração dos bispos das Filipinas:

Deus nosso Pai, recorremos a ti em momentos de necessidade,
solicitando a tua proteção contra o coronavírus
que causou tantas vítimas e afetou muitos.
Rezamos pelas pessoas encarregadas de estudar
a natureza e a causa deste vírus
e como se propaga esta infecção.
Guia as mãos e as mentes dos médicos
para que possam ajudar os pacientes
com competência e compaixão.
Também àqueles governos e organizações
comprometidos em buscar a cura
e a solução para esta epidemia.
Rezemos pelos doentes
para que logo possam recuperar a saúde.
Concede-nos, oh Deus, a graça de trabalhar pelo bem de todos
e ajudar os necessitados.
Amém.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: