O Papa Francisco pediu para renovar “o compromisso de cuidar e proteger a vida humana desde o início até o seu fim natural”.

O Santo Padre fez esta afirmação ao finalizar a oração do Ângelus deste domingo, 2 de fevereiro, ao recordar que hoje se celebra na Itália o Dia pela Vida, com o tema “Abram as portas à vida”.

Nesse sentido, o Pontífice se uniu à mensagem dos bispos italianos por ocasião da 42º Dia pela Vida e expressou o desejo de que “este dia seja uma ocasião para cuidar e proteger a vida humana desde o início até o seu fim natural”.

Além disso, o Papa destacou que “também é necessário combater toda forma de violação da dignidade, mesmo quando está em jogo a tecnologia ou a economia, abrindo as portas para novas formas de fraternidade solidária”.

Por último, o Santo Padre recordou que este domingo se celebra o Dia da Vida Consagrada, por isso, pediu a todos os fiéis presentes na praça que rezassem juntos uma Ave Maria pelos “homens e mulheres consagrados que trabalham muito e em segredo” e, ao final, pediu um aplauso para os consagrados e as consagradas.

Mensagem dos bispos italianos

Como todos os anos, o escritório nacional para a pastoral da família do episcopado italiano publicou uma mensagem por ocasião do Dia pela Vida.

No texto deste ano, os bispos italianos incentivam a “aumentar a confiança, a solidariedade e a hospitalidade mútua” na sociedade, para que se possa abrir “as portas a todo o novo e resistir à tentação de nos reder às diversas formas de eutanásia”.

“A hospitalidade da vida é uma lei fundamental: fomos alojados para aprender a ser anfitriões. Cada situação que enfrentamos nos confronta com uma indiferença que deve ser reconhecida e valorizada, não eliminada”, assinalaram os bispos italianos.

Nesse sentido, a mensagem do episcopado remarca a importância de “respeitar e promover a igualdade de dignidade e cada pessoa, inclusive onde é mais vulnerável e frágil” e conclui que “o fruto do Evangelho é a fraternidade”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzidos e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: