Nos últimos dias, o blog espanhol ‘Religión Digital’ e a revista digital ‘Vida Nueva’, citando um meio português, disseram  que em Portugal teriam realizado um encontro de bispos para “conspirar” contra o “Papado de Francisco”, uma afirmação que foi rechaçada por uma fonte à qual ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI – teve acesso.

O encontro ao qual se referem ambos os meios é o fórum “Fé, razão e sociedade justa”, realizado de 22 a 25 de janeiro, e sobre o qual ‘Religión Digital’ intitulou “Centenas de bispos se reúnem em Sintra para ‘conspirar’ contra o Papa de Francisco”, enquanto ‘Vida Nueva’ informou com o título “Akelarre (sic) contra o Papa: reunião secreta em Portugal de 110 bispos convocados por um ‘think tank’ norte-americano”.

Um aquelarre, segundo assinala a Real Academia Espanhola, é uma “junta ou reunião noturna de bruxos e bruxas, com a suposta intervenção do demônio ordinariamente na figura de um bode, para suas práticas mágicas ou supersticiosas”.

‘Religión Digital’ e ‘Vida Nueva’ recolhem a informação proporcionada pelo site português 7 Margens, dirigido por António Marujo.

“Os artigos do blog espanhol e da revista digital, além de usar expressões como ‘conspirar’ contra o ‘Papa de Francisco’ e ‘aquelarre contra o Papa’, não contêm em seu interior informação que os respalde além de especulações sobre um encontro que foi muito bom”, expressou a fonte de ACI Prensa, que solicitou anonimato.

“Lamentavelmente – prosseguiu a fonte – a resenha publicada em um blog espanhol não faz justiça a esse encontro episcopal de formação para a ação social dos bispos, quando afirma que tinha como objetivo conspirar contra o Papa Francisco. Isso é falso e oferecem informações erradas”.

Assim, em seu artigo de 28 de janeiro, ‘Religión Digital’ escreveu: “Discreto, confidencial, privado, familiar, informal. Com palavras como estas, vários palestrantes relativizaram, em 7Margens, a importância do encontro que aconteceu no Hotel Penha Longa (Sintra), entre 22 e 25 de janeiro, e que reuniu 110 bispos católicos de 42 países”.

“Três cardeais participaram do encontro: Berhaneyesus Souraphiel, arcebispo de Adis Abeba (Etiópia); um mexicano – talvez Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara – e um terceiro. Mas os participantes contatados por 7Margens não confirmaram o nome ou a nacionalidade dos dois últimos”, prossegue.

A fonte confiável consultada por ACI Prensa indicou que não foram 110 bispos participantes, mas “99 bispos do mundo inteiro, especialmente da América Latina e da África, também alguns da Ásia, outros poucos europeus e alguns de outros lugares”.

A fonte indicou que, “participaram do evento três cardeais: Berhaneyesus Demerew Souraphiel, Arcebispo de Adis Abeba (Etiópia); Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim (Índia) e membro do G6, o grupo próximo ao Papa Francisco que o ajuda na reforma da cúria; e Jorge Urosa, Arcebispo Emérito de Caracas (Venezuela)”.

“A resenha do blog espanhol indica que participou o Cardeal José Francisco Robles, Arcebispo de Guadalajara (México),que na verdade não esteve no evento”, ressaltou.

Na nota de ‘Religión Digital’, assinalam ainda que “um dos participantes” do evento em Portugal “insistiu no caráter discreto e ‘informal’ do encontro, que não tinha nenhum tema, mas que pretendia apenas que os bispos se reunissem e falassem. Mas, entre os participantes com os quais 7Margens falou para confirmar alguns detalhes, alguns disseram que era um encontro de ‘estudo, discussão e partilha de experiências’. E também os que adiantaram o tema: ‘Fé, razão e justiça social’”.

“E o que cabe neste vasto tema? ‘Os desequilíbrios socioeconómicos e demográficos e o papel da fé na construção da justiça social’. Em outras palavras, ‘o défice de ética’ no mundo atual, que leva à ‘corrupção, injustiça e desigualdades’”, continuou.

A fonte confiável explicou a ACI Prensa que, “no evento não houve conflito nem qualquer controvérsia; pelo contrário. Foi um espaço de grande harmonia e séria preocupação com questões sociais que têm a ver com a Igreja e a doutrina social em todo o mundo”.

As apresentações que os bispos participantes receberam foram as seguintes: “Fé, Iluminismo e Economia”; “Catolicismo e Estado moderno”; “O problema do despovoamento mundial”; “Fé e razão contra a corrupção”; “Testemunho de um casal católico: Negócios e Filantropia”; e “Liberdade religiosa e economia”.

A fonte reiterou que, no evento, não houve “nada de controvérsia eclesial, mas harmonia e fraternidade”.

“Houve zero ataques ao Papa Francisco. Não houve segredo nem mistério, mas apenas privacidade para que os bispos pudessem falar com liberdade absoluta”, ressaltou.

‘Religión Digital’ assegura em sua nota que, “na terça-feira, 21, um grupo foi a Fátima – ainda havia pessoas chegando, nem todos foram ao santuário. Porém, mais uma vez, a discrição e o segredo foram as palavras-chave também aqui. No santuário, a passagem do grupo não foi anunciada nem conhecida”.

“Os diferentes interlocutores de 7Margens insistem no caráter ‘reservado’, ‘confidencial’ ou ‘discreto’ da iniciativa. Mas, sem dar razões para tal segredo, repetem que os organizadores pediram”, acrescentou.

Sobre isso, a fonte confiável explicou a ACI Prensa que, “de fato, houve uma peregrinação a Fátima, que foi muito bela. Não teve nada de clandestino nem secreto. E reinou um sólido ambiente de espiritualidade e piedade”.

Mais em

“Em resumo, o encontro foi muito satisfatório para os bispos participantes”, concluiu.

Sobre ‘Religión Digital’

Em setembro de 2016, o conhecido sacerdote espanhol José Antonio Fortea assinalou que o portal ‘Religión Digital’, dirigido pelo ex-sacerdote José Manuel Vidal e frequentemente crítico a bispos que defendem a doutrina da Igreja, é uma “fonte de águas envenenadas pela heterodoxia”.

Nessa ocasião, Pe. Fortea disse a ACI Prensa que “‘Religión Digital’, que há alguns anos era o site mais lido em toda a nação, era, ao mesmo tempo, um site que continuamente promovia todos os autores que atacaram o dogma e a hierarquia eclesiástica”.

Embora o autor de ‘Summa Daemoniaca’ e de ‘O Exorcismo Magno’ também tivesse seu blog hospedado em ‘Religión Digital’, indicou que “minha presença era uma maneira de alertar os leitores desse site sobre as heterodoxias era ditas ali”.

Uma publicação do diretor de ‘Religión Digital’ contra Dom Juan Antonio Reig Pla, Bispo de Alcalá de Henares (Espanha), diocese à qual Pe. Fortea pertence, o levou a decidir abandonar o site espanhol.

A organização que promoveu o evento de bispos realizado em Portugal foi Action Institute. Segundo assinala seu site, “é formado por um grupo de especialistas cuja missão é promover uma sociedade livre e virtuosa, caracterizada pela liberdade e sustentada por princípios religiosos”.

“Inspirado por seu trabalho sobre a relação entre liberdade e moralidade, o Action Institute busca articular uma visão da sociedade que seja livre e virtuosa, cujo fim é o florescimento humano. Para esclarecer esta relação, o Instituto organiza seminários e publica vários livros, monografias, publicações jornalísticas e artigos”, acrescenta.

“O Action Institute organiza seminários destinados a educar os líderes religiosos de todas as denominações, executivos de empresas, empresários, professores universitários e pesquisadores acadêmicos em princípios econômicos e na conexão que pode existir entre a virtude e o pensamento econômico”, destaca.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: