Em diferentes país, foram coordenadas através das redes sociais diversas iniciativas de oração para pedir pelos quatro colaboradores da organização caritativa SOS Chrétiens d’Orient (SOS Cristãos do Oriente) que desapareceram no dia 20 de janeiro, em Bagdá (Iraque).

Na terça-feira, 28 de janeiro, a organização humanitária comentou que católicos, antigos voluntários e simpatizantes de diferentes lugares do mundo, como Egito, Líbano, Martinica, Peru, Sri Lanka, Camboja, Luxemburgo, Benin, Polônia, Birmânia, Itália, Armênia, Síria, Austrália e Turquia, “estão se mobilizando para inundar o céu de orações” e se espera que mais pessoas ao redor do mundo se somem.

Para coordenar e informar sobre as iniciativas de oração (Missas, terços, ladainhas, novenas etc.) na França e em outros países, compartilhou-se um grupo de oração no Facebook que tem o nome “Chaine de prière pour les collaborateurs disparus d'SOS Chrétiens d'Orient” (Corrente de oração pelos colaboradores desaparecidos de SOS Cristãos do Oriente) e que conta com mais de quatro mil membros.

O grupo de Facebook é atualizado constantemente com fotografias e comentários de cristãos que publicam de onde estão rezando.

“Estamos muito comovidos por todas as suas iniciativas de oração, novenas, jejum, Missas... Sigamos convencidos de que o céu escutará seus pedidos”, indicou SOS Chrétiens d’Orient em uma recente publicação.

Também informou que ainda não há “informação adicional” sobre os desaparecidos.

“Não tenham medo, continuem fazendo que estão fazendo. Deus está com vocês sempre e toda a Igreja reza por nossos 4 amigos”, disse Dom Krigor Koussa, bispo católico armênio do Cairo.

Também Dom Bashar Warda, Arcebispo caldeu de Erbil, no Iraque, expressou em sue Twitter: “Nossas fervorosas orações pelos 4 colaboradores de SOS Chrétiens d’Orient que desapareceram em Bagdá. A organização caritativa francesa ajuda não só os cristãos, mas também todos aqueles no Iraque que sofrem a guerra. Por favor, reze por eles e por suas famílias. Em Jesus Cristo confiamos”.

O desaparecimento dos quatro colaboradores, três deles franceses e um iraquiano, ocorreu depois de uma reunião no final da tarde em Bagdá. Segundo SOS Chrétiens d’Orient, tentaram entrar em contato com eles durante toda a terça-feira, 21 de janeiro, sem qualquer êxito e, um dia depois, foi confirmado o desaparecimento.

A organização indica que seus colaboradores estavam na capital iraquiana para renovar seus vistos e monitorar o registro do trabalho da associação com as autoridades locais.

Também estavam realizando um acompanhamento aos projetos da organização no Iraque, incluindo a abertura de um novo colégio.

“Nesta etapa, não podemos revelar sua identidade por razões de segurança e a pedido das autoridades, mas podemos dizer que esses quatro funcionários têm experiência, gozam de boa saúde e têm um conhecimento completo das áreas de crise. Até o momento, não recebemos nenhum pedido de resgate por sua libertação, nem qualquer informação sobre o destino de nossos quatro amigos. Por isso, buscamos nos comunicar e permanecer em estreita colaboração com suas famílias e compartilhar sua profunda preocupação”, indica SOS Chrétiens d’Orient.

Finalmente, a organização humanitária informou que o trabalho dos desaparecidos estava em plena coordenação com as autoridades do consulado francês no Iraque.

Para ingressar no grupo de Facebook da corrente de oração, acesse AQUI.

 Publicado originalmente por ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: