Quatro colaboradores da organização caritativa SOS Chrétiens d’Orient (SOS Cristãos do Oriente) desapareceram no dia 20 de janeiro, em Bagdá (Iraque).

Benjamin Blanchard, diretor de SOS Chrétiens d’Orient, indicou em um comunicado que os colaboradores desaparecidos “tinham que conduzir uma reunião ao final da tarde” de 20 de janeiro.

“Depois de várias tentativas fracassadas de contato durante a terça-feira, percebemos seu desaparecimento na quarta-feira e, por isso, alertamos imediatamente as autoridades francesas. Hoje, as autoridades francesas e iraquianas estão coordenando para investigá-los e rastreá-los”, indicou Blanchard.

“Estes colaboradores tinham ido a Bagdá para realizar uma série de trâmites administrativos: renovar seus vistos e continuar o procedimento de registro da associação com as autoridades iraquianas. Também tinham que monitorar as operações da associação no Iraque, incluindo a abertura de uma nova escola”, acrescentou.

Blanchard indicou em seu comunicado que, “por razões de segurança e de acordo com as autoridades, neste momento não podemos comunicar a identidade deles. São quatro funcionários experientes, com boa saúde e com perfeito conhecimento das zonas de crise”.

Também indicou que, até o momento, “não recebemos nenhuma solicitação de resgate, nem informação sobre o destino de nossos quatro amigos e colaboradores”.

“Claro, estamos em contato com suas famílias. A associação e todas as nossas equipes compartilham sua terrível preocupação”, disse.

O diretor de SOS Chrétiens d’Orient sublinhou que “esta missão foi organizada em perfeita coordenação com as autoridades consulares francesas no Iraque. Todos os nossos funcionários viviam em um hotel que é um dos estabelecimentos que regularmente recebe equipes internacionais e segue um protocolo de segurança adaptado à região”.

“Estes procedimentos incluem planos auditados regularmente por especialistas independentes, capacitação de pessoal, monitoramento ativo de segurança e uma equipe de apoio em Paris que pode se mobilizar em qualquer momento”.

“Nossos procedimentos de segurança são atualizados constantemente e se adaptarão às novas ameaças”, assegurou.

Blanchard concluiu pedindo “suas orações e seu apoio ativo para nos ajudar a passar por esta provação”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: