O Papa Francisco recordou a obrigação moral de “situar a pessoa humana – em vez da mera busca de poder e benefício – no centro da política pública”.

O Santo Padre fez esta afirmação em uma mensagem ao presidente executivo do Fórum Econômico Mundial (FEM), Klaus Schwab, por ocasião da reunião anual que acontece de 21 a 24 de janeiro em Davos – Klosters (Suíça).

Na mensagem entregue pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, que é o representante da Santa Sé neste evento, o Pontífice pede aos participantes que tenham “presente a alta a responsabilidade moral que recai sobre cada um de nós na hora de buscar o desenvolvimento integral de todos os nossos irmãos e irmãs, incluindo os das gerações futuras”.

“A consideração primordial, que nunca deve ser esquecida, é que somos todos membros de uma única família humana. A obrigação moral de cuidar uns dos outros surge deste fato, assim como o princípio correlativo de situar a pessoa humana – em vez da mera busca de poder e benefício – no centro da política pública”, assinalou o Pontífice.

“Portanto, é necessário ir além dos enfoques tecnológicos ou econômicos em curto prazo e ter plenamente em consideração a dimensão ética na busca de soluções aos problemas atuais ou na proposta de iniciativas para o futuro”, assinalou o Santo Padre.

“Frequentemente, as visões materialistas ou utilitarista, às vezes ocultas, às vezes aplaudidas, conduzem a práticas e estruturas, motivadas em grande parte ou mesmo unicamente pelo interesse próprio, que consideram os demais como um meio para alcançar um fim e implicam uma falta de solidariedade e caridade que, por sua vez, leva à verdadeira injustiça, enquanto um desenvolvimento humano verdadeiramente integral só pode prosperar quando todos os membros da família humana são incluídos na busca pelo bem comum e contribuem para ele. Ao buscar o verdadeiro progresso, não se deve esquecer que atropelar a dignidade de outra pessoa está, de fato, enfraquecendo o próprio valor”, acrescentou.

Finalmente, o Santo Padre afirmou aos participantes: “Reconhecendo as conquistas dos últimos cinquenta anos, espero que os participantes do Fórum de hoje, e dos que serão realizados no futuro, tenham em mente a alta responsabilidade moral que recai sobre cada um de nós na hora de buscar o desenvolvimento integral de todos os nossos irmãos e irmãs, incluindo os das gerações futuras”.

“Renovo meus fervorosos desejos por um encontro frutífero e invoco sobre todos vocês bênçãos divinas de sabedoria”, concluiu.

Confira também: