Com menos de mil membros em uma população de 1,8 milhão, os cristãos na Faixa de Gaza, atualmente, são menos que há dez anos. Com a iniciativa Gaza Exodus, Philos Project visa ajudar a reunir as famílias cristãs separadas pela crise que esta região palestina enfrenta.

"Eles são, de todos os grupos cristãos na Terra Santa, sem dúvida, o grupo que enfrenta mais dificuldades", disse o presidente e fundador do Projeto Philos, Robert Nicholson, à CNA, agência em inglês do Grupo ACI.

Atualmente, Nicholson está liderando uma iniciativa para ajudar os cristãos em Gaza. O presidente do Projeto Philos insiste que o mundo não precisa esperar que o conflito entre israelenses e palestinos seja resolvido para ajudar a população palestina que está diminuindo.

"Os cristãos são comumente esquecidos neste conflito", assinalou. "Realmente estão presos entre duas forças maiores, eles estão buscando estabilidade, estão buscando liberdade”, indicou.

As circunstâncias humanitárias para os cristãos de Gaza se deterioraram desde a tomada do poder pelo grupo islâmico radical Hamas, em junho de 2007, que causou um bloqueio israelense que restringia o fluxo de bens comerciais para a Faixa. Segundo a Cáritas International, 80% da população de Gaza vive abaixo da linha da pobreza.

A minoria cristã em Gaza, que é principalmente greco-católica, também enfrenta discriminação contra a maioria muçulmana, segundo Nicholson. “É claro que em Gaza são governados pelo Hamas, um grupo extremista muçulmano que é rejeitado até pela Autoridade Palestina. E, como cristãos nessa sociedade fundamentalista, eles enfrentam todo tipo de perseguição social e política”, assinalou.

Esse é um dos muitos fatores que levaram cada vez mais cristãos palestinos a tentar escapar de Gaza e se mudar para a Cisjordânia, onde muitos acabam vivendo precariamente e separados de suas famílias.

“Estão vivendo no que, essencialmente, é um estado de imigrante ilegal, devido à maneira como se mudaram de Gaza para a Cisjordânia. Lavando pratos, limpando casas. Se forem presos em um posto de controle, serão enviados de volta a Gaza. E, assim, essas pessoas vivem à margem da sociedade. Mesmo os cristãos da Cisjordânia não estão fazendo muito por eles”, disse Nicholson.

Testemunhar essa luta levou Nicholson a criar a iniciativa Gaza Exodus, que busca ajudar a reunir famílias cristãs divididas pela Linha Verde.

"Estamos trabalhando com os governos de Israel e da Palestina para normalizar a situação deles, ajudá-los a se reunir com suas famílias que ainda estão em Gaza e para fornecer um nível básico de apoio financeiro para que façam essa transição", disse Nicholson à CNA em outubro.

"Existe a possibilidade de um empreendimento social que possa melhorar o estado desses cristãos", afirmou.

A iniciativa Gaza Exodus arrecadou mais de 20 mil dólares em três meses de campanha, no final de 2019, para reunir quatro famílias cristãs no Natal.

Dias antes do Natal, as autoridades israelenses cancelaram um anúncio de 12 de dezembro que proíbe os cristãos de Gaza de visitar Belém (Cisjordânia) e Jerusalém. Das 800 autorizações de viagem solicitadas, 316 foram concedidas na véspera de Natal, informou a Reuters.

Através da iniciativa cristã Philos Project, Nicholson trabalha desde 2014 para mostrar aos jovens a pluralidade de vozes em Israel, Palestina e em todo o Oriente Médio.

O Projeto Philos leva estudantes universitários cristãos e jovens profissionais em viagens organizadas à Terra Santa para se comprometerem com as realidades políticas e religiosas locais. É uma iniciativa ecumênica com funcionários e estudantes bolsistas de origem católica, protestante, ortodoxa e assíria.

"O que estou tentando fazer é levar as pessoas a um encontro com o local de nascimento de sua fé, porque há poder nesse encontro", disse Nicholson. "O Oriente Médio é e continuará sendo importante".

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em