Ao receber nesta sexta-feira o novo embaixador do Paraguai na Santa Sé, Gerónimo Narváez Torres, o Papa Bento XVI animou a nação paraguaia a exercer uma verdadeira democracia, inspirada "nos valores supremos e imutáveis" que respondem às exigências da dignidade humana.

Depois de lembrar que com o restabelecimento da legitimidade da Suprema Magistratura do Estado nas últimas eleições gerais, no Paraguai "se criaram as bases que fazem esperar em uma maior estabilidade institucional", o Santo Padre animou os paraguaios "ao exercício de uma verdadeira democracia" que "faz possível que o acervo cultural das pessoas e o progressivo desenvolvimento da sociedade responda às exigências da dignidade humana".

Na audiência, em que Narváez apresentou suas credenciais como novo embaixador, Bento XVI fez "votos pela prosperidade e desenvolvimento da querida Nação paraguaia" e pediu aos governantes não deixem de lado a proteção e difusão dos direitos humanos "por maiores que possam sem ser as dificuldades". "O requer cada pessoa que faz parte de sua nação", acrescentou.

No ato celebrado no Palácio Apostólico da residência papal em Castel Gandolfo, o Pontífice se referiu à "consulta nacional que tem como tema 'Fala Senhor que sua Igreja escuta', com a intenção de fixar linhas comuns de ação pastoral, como também para tomar consciência de que a construção da pátria é um compromisso de cada cidadão". Ao esse respeito ressaltou que com isso a Igreja no Paraguai procura que a comunidade se distinga por sua experiência do amor de Deus.

Depois de exortar todos os paraguaios a "sentir-se envolvidos neste maravilhoso projeto de transformação e construção do próprio País em um povo de irmãos", o Santo Padre expressou sua "proximidade e afeto ao povo paraguaio", para quem implorou a proteção de Nossa Senhora de Caacupé.