Na quarta-feira, viralizou uma fotografia que mostra um grupo de fiéis de Porto Rico recuperando o sacrário, completamente intacto, da igreja da Imaculada Conceição que o albergava e que desabou por causa do terremoto que atingiu a ilha na terça-feira.

Na madrugada de 7 de janeiro, ocorreu um terremoto de magnitude 6,4 (com um epicentro a 13 quilômetros da cidade de Ponce), o último de uma série de terremotos que atingem Porto Rico desde 28 de dezembro. O terremoto deixou um morto, vários feridos e sérios danos à infraestrutura, o corte de energia na ilha e a declaração de estado de emergência.

O meio de comunicação católico ‘El Visitante de Puerto Rico’, cujos jornalistas estavam no local, explicou à ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI – como o sacrário, que continha as hóstias consagradas, foi salvo de dentro da paróquia da Imaculada Conceição de Guayanilla, que desmoronou completamente devido aos tremores secundários.

O meio indicou que o resgate da Eucaristia ocorreu na terça-feira ao amanhecer, minutos antes de uma réplica deixar o templo em escombros. "Como se o terremoto tivesse esperado a Eucaristia sair para que a destruição continuasse”, informou.

O meio informou que o sacrário estava em uma capela “na nave esquerda da igreja. O tremor na madrugada destruiu a capela inclinando o altar para frente. O sacrário não caiu no chão. Estava quase suspenso no ar, apoiado levemente acima do altar inclinado”.

Além disso, informou-se que, junto com os fiéis que resgataram o sacrário, estavam o pároco Pe. Melvin Díaz e Pe. Orlando Rivera, que trabalhou anteriormente no templo, mas agora vive em Peñuelas, uma cidade que faz fronteira com Guayanilla.

‘El Visitante de Puerto Rico’ explicou que as hóstias consagradas se “derramaram dentro do sacrário”, mas foram recolhidas por Pe. Rivera, enquanto Pe. Melvin recolheu a “forma grande que é usada para a exposição do Santíssimo Sacramento”.

“Os fiéis pegaram o sacrário e saíram em procissão sobre os escombros. Os fiéis com o sacrário, Pe. Orlando com a âmbula e Pe. Melvin com a hóstia consagrada grande. Foram à casa paroquial, a poucos passos da paróquia, para proteger o Santíssimo Sacramento com toda a dignidade que merece”, informou o meio.

"Eles foram heróis da Eucaristia", concluiu.

Confira também: