O Papa Francisco manifestou seu pesar pela morte dos 176 ocupantes de uma aeronave Boing 737 da empresa ucraniana Ukraine International Airlines, que caiu nesta quarta-feira, 8 de janeiro, perto do aeroporto de Teerã, no Irã.

“Ao receber com grande tristeza a notícia do acidente do avião de passageiros da Ukrainian International Airlines perto de Teerã, o Papa Francisco reza pela alma dos falecidos e invoca a força do amor misericordioso do Todo-Poderoso e envia suas condolências às famílias e amigos daqueles que perderam a vida”, diz o telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, às autoridades ucranianas em nome do Pontífice.

"Sobre todos os que sofreram por essa tragédia, Sua Santidade invoca as bênçãos de Deus de força e paz", conclui o telegrama.

O Boing 737 da Ukraine International Airlines caiu na madrugada desta quarta-feira logo após decolar do aeroporto Imam Khomeini, na capital iraniana, por razões desconhecidas. Segundo informaram as autoridades iranianas, nenhum sobrevivente foi encontrado.

As caixas-pretas do avião, artefatos que registram os dados e sons dentro da cabine, foram recuperados e estão sob custódia das autoridades iranianas que aguardam para analisar seu conteúdo.

Embora o trágico acidente tenha coincidido com o ataque iraniano a duas bases militares dos EUA no Iraque como resposta à morte do general iraniano Solemaini pelo exército dos Estados Unidos, as autoridades locais descartaram qualquer relação. Até o momento, a causa oficial do acidente foi um problema técnico da aeronave.

Confira também: