O Papa Francisco rezou à Virgem Maria para que "possamos nos tornar testemunhas de Cristo ali onde estamos, com uma nova vida transformada por seu amor".

Depois de celebrar a Missa na Basílica de São Pedro pela solenidade da Epifania do Senhor, o Pontífice conduziu, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a oração do Ângelus da janela do Palácio Apostólico do Vaticano.

O Santo Padre lembrou os Magos "que vieram do Oriente a Belém, seguindo a estrela, para visitar o Messias recém-nascido" e ressaltou que o Evangelho de São Mateus relata que, depois de adorar Jesus, os Magos foram "avisados em sonho para não voltarem a Herodes”, por isso, “retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho".

“Esses sábios, vindos de regiões distantes, depois de terem viajado muito, encontram aquele que desejavam conhecer depois de tê-lo procurado por um longo tempo, certamente também com dificuldades e vicissitudes. E quando finalmente alcançam sua meta, se prostram diante do Menino, o adoram, oferecem a ele seus preciosos dons. Após, partem novamente, sem demora, para retornar à sua terra. Mas aquele encontro com o Menino, transformou as suas vidas”, assinalou o Papa.

Nesse sentido, o Santo Padre enfatizou que “o encontro com Jesus não retém os magos, antes pelo contrário, infunde-lhes um novo impulso para retornar ao seu país, para contar o que viram e a alegria que sentiram: Nisto está uma demonstração do estilo de Deus, do seu modo de se manifestar na história”.

“A experiência de Deus não nos bloqueia, mas nos liberta; não nos aprisiona, mas nos coloca em caminho, nos coloca novamente nos lugares habituais de nossa existência. Os lugares são e serão os mesmos, mas nós, após o encontro com Jesus, não somos os mesmos de antes. O encontro com Jesus nos muda, nos transforma”, afirmou.

Por isso, o Papa Francisco assegurou que “toda experiência de encontro com Jesus nos leva a seguir caminhos diferentes, porque dele vem uma força boa que cura o coração e nos separa do mal” e acrescentou que isso indica que “somos nós que temos que mudar, transformar nosso modo de viver, mesmo no ambiente usual, a modificar os critérios de juízo sobre a realidade que nos rodeia”.

“Eis a diferença entre o verdadeiro Deus e os ídolos traiçoeiros, como o dinheiro, o poder, o sucesso...; entre Deus e aqueles que prometem dar a você esses ídolos, como os magos, os cartomantes, os feiticeiros. A diferença é que os ídolos nos amarram a eles, nos tornam 'ídolos-dependentes', e nós nos apossamos deles”, descreveu.

No entanto, o Pontífice lembrou que “o verdadeiro Deus não nos retém nem se deixa reter por nós: nos abre caminhos de novidade e liberdade, porque Ele é Pai que está sempre conosco para nos fazer crescer”.

Por isso, o Papa concluiu com este conselho: “Se tu encontras Jesus, se tens um encontro espiritual com Jesus, lembra-te: deves retornar aos mesmos lugares de sempre, mas por outro caminho, com outro estilo. É assim, é o Espírito Santo, que Jesus nos dá, que nos transforma o coração”.

Confira também: