Segundo dados oficiais coletados ao longo de 2019 na comunidade autônoma espanhola da Catalunha, um milhão de jovens entre 18 e 34 anos se declaram católicos.

As estatísticas provêm de um trabalho conjunto realizado pelo Centro de Estudos de Opinião da Generalidade da Catalunha e pelo Instituto de Estatística da Catalunha (Idescat).

Segundo um comunicado de imprensa da Arquidiocese de Barcelona, publicado em 2 de janeiro, de 1 milhão de jovens católicos catalães, mais de 125 mil vão à paróquia semanalmente ou mensalmente para assistir ou participar em um ato de culto e mais de 300 mil pertencem à Igreja em Barcelona.

“Esses dados também constatam que na Arquidiocese de Barcelona (que inclui as regiões de Barcelonès, parte de Baix Llobregat e de Maresme, com uma população de 2,6 milhões de pessoas), dos 337 mil jovens católicos declarados, 44 mil também vão semanalmente e mensalmente a um local de culto”, comentou a Arquidiocese.

A Igreja em Barcelona assinalou que esses números serão a base para o trabalho de 2020; com um plano pastoral dedicado à juventude e que se chama "Saiamos!".

O Bispo Auxiliar de Barcelona, ​​Dom Antoni Vadell disse que "o plano mostra uma preocupação pelos jovens, que devem ser atendidos e receber o anúncio do Evangelho".

“Além disso, na pastoral com os jovens, é onde se manifesta de maneira mais real a mudança de época que estamos vivendo. Por isso, o Arcebispado de Barcelona quer escutar os jovens e, sobretudo, buscar que deem o dinamismo necessário para a renovação eclesial”, acrescentou.

Além disso, Dom Vadell afirmou que querem conscientizar os jovens “do que já se realiza, valorizando todo o trabalho pastoral com os jovens que tão positivamente fazem os movimentos evangelizadores da Ação Católica, assim como outros movimentos cristãos e associações juvenis”.

Finalmente, o Bispo afirmou que a igreja local precisa “enfrentar com urgência e criatividade o campo da formação da dimensão religiosa e espiritual das crianças, adolescentes e jovens” e devem “ser capazes de envolver os pais e as mães”.

"Nesse sentido, devemos levar em consideração as iniciativas pastorais promovidas pela Fundação Diocesana para as Escolas Paroquiais, assim como pela Fundação Escola Cristã da Catalunha", concluiu.

Confira também: