O Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez, destacou a profunda comunicação estabelecida entre o Papa Bento XVI e os jovens que participaram da XX Jornada Mundial da Juventude em Colônia.

Dom Blázquez fez estas declarações em Ávila, onde presidiu uma Missa pelo aniversário da fundação de São José, o convento no qual Santa Teresa de Jesus iniciou sua reforma do Carmelo.

O presidente da CEE outorgou uma qualificação “muito elevada” ao Santo Padre durante sua primeira viagem fora do Vaticano e seu encontro com centenas de milhares de jovens do mundo inteiro.

Reforma carmelitana

Respeito aos 443º aniversário da reforma carmelitana, o Bispo manifestou sua alegria por “participar de um evento tão importante”, e recordou que a reforma de Santa Teresa de Jesus “começou em 1562 neste convento de São José”.

Dom Blázquez confessou além que tem “uma lembrança muito especial desta celebração, já que quando era secretário no Seminário de Ávila recebi uma carta do irmão Roger Schütz em que reconhecia a Santa Teresa como mestra de fundadores e reformadores, além de ser uma excelente pessoa e cristã”.