O Papa Francisco já expressou seu desejo de viajar para países como o Sudão do Sul e o Iraque em 2020, embora as visitas ainda não tenham sido confirmadas. Nesta nota, mostramos quais poderiam ser os outros destinos internacionais do Santo Padre.

O próprio Pontífice expressou seu desejo de viajar ao Sudão do Sul, junto com o Primaz da Igreja da Inglaterra, Justin Welby, e o ex-moderador da Igreja da Escócia, John Chalmers, se as condições de estabilidade e segurança permitirem.

Na África, dois outros países poderiam ser destinos de uma viagem apostólica do Papa: África do Sul e Etiópia. Na Etiópia, o Pontífice poderia comemorar a paz com a Eritreia e seria um gesto de importância especial no Chifre da África, onde os cristãos sofrem uma grave perseguição.

O Santo Padre também expressou sua intenção de viajar para o Iraque o mais rápido possível. Assim o afirmou durante a coletiva de imprensa da viagem de volta do Panamá, após a última Jornada Mundial da Juventude.

A presença de Francisco no Iraque seria um segundo capítulo do momento de diálogo com o islã sunita após a viagem ao Egito em abril de 2017 e aos Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2019.

A viagem hipotética do Papa ao Iraque também seria um impulso ao diálogo com o islã xiita, pois incluiria uma visita à cidade santa xiita de Najaf, onde assinaria um documento semelhante ao da Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi, juntamente com o Grão-Imã de Al Azhar.

Outro possível destino internacional do Papa Francisco durante o ano de 2020 é a Península Balcânica, especificamente Montenegro e Sérvia. No caso de Montenegro, seria a primeira vez que um Papa visitaria este pequeno país no sudeste da Europa.

Também na Europa, a ilha de Chipre poderia ser um destino do Pontífice. A presença do Papa Francisco neste país mediterrâneo teria um significado especial.

A ilha se encontra dividida em duas entidades administrativas: a República de Chipre, de identidade grega, uma maioria cristã ortodoxa e pertencente à União Europeia, e a República Turca do norte de Chipre, militarmente ocupada pelo exército turco e sem reconhecimento internacional.

A Hungria também poderia acolher o Pontífice no novo ano para presidir o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, a ser realizado neste país do Leste Europeu de 10 a 12 de setembro.

O continente asiático também poderia ser o destino das viagens apostólicas do Papa Francisco. Em concreto, a Indonésia, o país com o maior número de muçulmanos do mundo, embora também tenha minorias hindus, budistas e cristãs; Timor-Leste e Papua-Nova Guiné.

Por último, uma possível visita à China está sempre no radar. A assinatura do acordo histórico em setembro de 2018 entre a Santa Sé e a República Popular da China sobre a nomeação de bispos pode significar uma porta aberta para essa possível viagem.

Confira também: