Um sacerdote da Diocese de Lafayette, em Louisiana (Estados Unidos), abençoou campos de cultivo e fiéis de um avião, usando para isso cem galões de água benta.

O fato ocorreu em 21 de dezembro em Cow Island. Pe. Matthew Barzare, da paróquia de Santa Ana, usou um avião de fumigação para pulverizar os campos e a cidade.

Em seu site, a Diocese de Lafayette indicou que essa bênção "foi uma ideia de L'Eryn Detraz, um missionário atualmente estabelecido em Ohio e que é natural de Cow Island".

Em declarações à ‘NPR’, Pe. Barzare disse que esta bênção "tem uma história para nós em nossa fé católica, que os sacerdotes abençoariam os campos e, é claro, a comunidade em determinados momentos do ano, especialmente nas épocas da colheita. Nós os chamamos de 'Ember Days' (dias de jejum)”.

“A maioria das paróquias tem uma localização central, mas a área que eu tenho que cobrir fica a cerca de 30 minutos da próxima igreja, então, de avião, percebemos, poderia ser a maneira mais fácil de pulverizar os campos das pessoas, em vez de entrar de carro em diferentes lugares”, acrescentou.

Os "Ember Days" eram tradicionalmente dias de jejum e abstinência. Estão vinculados às estações do ano e acontecem as quartas-feiras, sextas-feiras e sábados de quatro semanas: a terceira semana de setembro, a terceira semana do Advento, a primeira semana da Quaresma e a oitava do Pentecostes.

Confira também: