A poucos dias da celebração da Sagrada Família, o Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, afirmou que a família, como Deus pensou, é uma escola e um caminho de santidade e o ambiente propício para exercer as virtudes próprias da convivência humana.

"Quão bonita é a família, como Deus pensou, como um reflexo de sua comunhão de amor trinitário", afirmou o Prelado em 26 de dezembro em sua carta semanal. "Na família – assinalou – cada um dos membros vive para os demais, alimenta-se dessas relações e cresce no amor verdadeiro, entregando-se por amor”.

“Desta maneira, a família é escola e caminho de santidade. Como a santidade consiste em se parecer com Deus, a família é um ambiente propício ao exercício das virtudes da convivência humana”, acrescentou.

Em sua carta, Dom Fernández explicou que é no lar que os cônjuges aprendem a se entregar mutuamente, "buscando que o outro seja feliz e chegue a Deus". Além disso, é onde os pais velam para que os filhos "cresçam saudáveis ​​de corpo e alma", respirando o amor verdadeiro e aprendendo "a fazer de sua vida uma entrega generosa".

Da mesma forma, indicou, os avós aportam “sabedoria e paciência como lubrificante das relações familiares”, enquanto os netos amam e oferecem ternura aos idosos. "Tudo isso vai configurando um enredo de santidade nos relacionamentos de uns com os outros, onde o sacrifício não recua, mas estimula a generosidade da entrega", afirmou.

Depois de destacar as iniciativas da Diocese de Córdoba em favor da família, Dom Fernández indicou que "o Espírito Santo suscita em sua Igreja novos carismas e formas para viver o matrimônio como um caminho de santidade". As ameaças e os riscos são muitos, mas "a graça de Deus é maior e converte tudo isso em novas oportunidades de crescimento", afirmou.

“Educação para o amor, desde a infância até o matrimônio ou a vida consagrada. Abertura à vida, que garanta a continuidade geracional. Atenção aos idosos, tanto mais necessária quanto maior for a sua deficiência. Apoio constante aos jovens para que enfrentem o futuro com esperança. A família é o local ideal para acompanhar e apoiar cada um no caminho da vida, a família é verdadeira escola e caminho de santidade”, acrescentou.

“Tendo como referência a Sagrada Família de Nazaré – Jesus, Maria e José –, hoje pedimos especialmente pelas nossas famílias, para que o amor de Deus reine nelas e cada um de seus membros alcance a plena santidade à qual Deus nos chama”, concluiu Dom Fernández.

Confira também: