"A solidão é o câncer do nosso tempo", expressou o Arcebispo de Gênova (Itália), Cardeal Angelo Bagnasco, no entanto, lembrou que, com o nascimento de Jesus, Deus nos envia a mensagem de que o ser humano não está sozinho, porque "Eu sou o Emanuel, Deus conosco".

Em sua homilia de Natal, o Purpurado alertou que este "câncer" nos faz "viver isolados um dos outros, prisioneiros de nós mesmos, de nossa liberdade, é uma tentação contínua que – em nome da autonomia individual – nos afasta e dissolve os laços também mais sagrados e vitais, com os outros, com a realidade em sua frieza, com a lei moral e a verdade da fé, com o próprio Deus”.

"Ao mesmo tempo, também nos separa de nós mesmos, tanto que o homem moderno não sabe quem é e para onde está caminhando, qual é o sentido de sua vida, de suas alegrias e esperanças, do futuro que lhe espera", acrescentou. No entanto, afirmou, "a luz nasceu e se fez voz e mensagem: ‘Não temais, eu sou o Emanuel, Deus conosco".

Nesse sentido, o Cardeal Bagnasco se referiu ao anúncio dos anjos aos pastores nessa noite em Belém. "Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria", recordou e afirmou em sua homilia que "esta é a mensagem que atravessa os séculos e chega até nós: não temais, na noite do mundo a alegria nasceu e está entre vós" .

O Arcebispo de Gênova assinalou que o mundo de hoje precisa dessas palavras, pois "os corações dos homens estão cheios de confusão e temor", a humanidade parece carecer de orientação, força, certeza e esperança. Talvez não seja esse o ar que respiramos? Se olhamos juntos para o mundo e vemos a espuma que emerge e parece inundar a terra, surge a pergunta: é possível um mundo melhor, uma vida mais serena? A justiça e a paz nunca reinarão?”, expressou.

"A resposta é Belém: é Jesus", afirmou o Cardeal aos fiéis. “Ele é a novidade que esperamos, ele é o novo mundo, a aurora de um dia pleno e definitivo, Ele é a luz que atravessa a terra e ilumina as noites da alma e o cansaço da vida. Ele nos repete na Noite Santa: 'Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria: Eu estou convosco’”, assegurou.

“Acreditamos nisso?”, questionou aos fiéis. O Purpurado afirmou que Deus está com cada pessoa e a escuta "na alegria e na dor, quando está contente consigo e quando fica decepcionado consigo mesmo, quando está rodeado de amigos e quando não é considerado por ninguém”. “Não tema, você não está sozinho, o Senhor está contigo e diz ao seu coração ‘é belo que exista!’”.

"Mas, você está com Ele?", perguntou. “Cuida da companhia dele, abre o ouvido do seu coração para ouvir a sua voz?". "A voz de Deus não grita porque não quer se impor, mas sussurra porque quer ser desejada", afirmou.

Por isso, convidou as pessoas a pararem em frente ao presépio durante esses dias de Natal para escutarem “o silêncio de sua simples beleza, como fazem as crianças que permanecem maravilhadas, olhando com a boca aberta. Não é um ato infantil, mas de fé, de desejo de voltar a escutar aquela palavra que é como o óleo que cura as feridas e o vinho que dá alegria: não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria, nasceu para vós o Salvador: seu nome é Jesus”.

Confira também: