Estudantes universitários australianos se ofereceram como voluntários para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Sydney 2008 e prometeram que o evento será um sucesso.

Desta maneira respondem às críticas negativas de alguns setores que questionam os custos financeiros do evento. “Em nome de centenas de estudantes do TAFE em toda a Austrália, garanto nosso apoio e nossa adesão como voluntários para fazer disto uma realidade”, afirmou Daniel Hill, presidente da Associação de Estudantes Católicos da Austrália, quem esteve presente na JMJ Roma 2000. Indicou também que já recebeu chamadas telefônicas de estudantes universitários que desejam participar como voluntários no evento.

Os jovens australianos que assistiram a JMJ Colônia 2005 esperam que o evento, que se celebrará de 15 a 20 de julho de 2008, ajude a renovar à Igreja Católica em seu país. “A JMJ rejuvenesceu minha fé e me pôs em contato com católicos de todo o mundo”, comentou Annalise Wurtsthorn, uma estudante de 24 anos da Universidade La Trobe, em Melbourne.

Austrália se beneficiará da energia dos peregrinos, seu entusiasmo, gratidão e emoção, além de que terão a oportunidade de ser hospitaleiros e de lhe dar as boas vindas a milhares de peregrinos estrangeiros”, acrescentou

Por sua parte, John Smyth assinalou que “há um grande otimismo pela mudança que pode gerar a JMJ Sydney 2008 na Igreja na Austrália. celebramos desde que soubemos e não podemos esperar a nos unir a outros estudantes australianos em 4 de setembro nas celebrações”.

Para esta jornada mundial se esperam de 150 mil a 200 mil peregrinos estrangeiros, devido às grandes distancias entre as grandes cidades do mundo e Sydney.

Para esta JMJ de 2008, a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, que se quebrou uma vez mais durante a recente visita Papal a Colônia, será provavelmente consertada ou substituída por outra, para iniciar sua peregrinação por diversas Igrejas e paróquias até chegar a Sydney em 2008.

Segundo a Ministra de Turismo de New South Wales, Sandra Nori, a JMJ poderia trazer mais visitantes a Sydney que as Olimpíadas do ano 2000. Por sua parte, Chris Brown, chefe do departamento de turismo e transporte, indicou que “com sorte, todos terminaremos sendo mais ricos, financeira e espiritualmente”.

Do mesmo modo, o Primeiro-ministro do país, John Howard, afirmou que celebrar a JMJ em seu país é uma “grande honra para a Austrália, para  Sydney e para a comunidade católica da Austrália”.