O Papa Francisco presidirá no Vaticano a Missa pelos 100 anos do nascimento de São João Paulo II, em 17 de maio de 2020, da qual participarão peregrinos poloneses.

Assim o confirmou Dom Stanislaw Gadecki, Arcebispo de Poznan e presidente da Conferência Episcopal da Polônia, depois de receber a resposta do pedido realizado ao Papa Francisco.

Dom Gadecki enfatizou a grande importância da celebração no Vaticano. "João Paulo II é um Papa polonês, mas foi o Papa de todo o mundo, por isso pessoas de todo o mundo são convidadas ao centenário do nascimento de São João Paulo II em Roma, na Santa Sé”.

O Prelado também explicou por que esse aniversário será comemorado em 17 de maio de 2020, um dia antes da data de nascimento de São João Paulo II. "Pedi ao Papa Francisco para celebrar a Santa Missa em 17 de maio porque é domingo e mais pessoas poderão participar na celebração", disse.

O presidente da Conferência Episcopal da Polônia agradeceu ao Embaixador da Polônia junto à Santa Sé, Janusz Kotanski, por toda a sua colaboração para a celebração no Vaticano do centenário do nascimento de São João Paulo II e destacou que esta “será uma festa para toda a Igreja, que lembrará a pessoa e os ensinamentos do Papa polonês que veio a Roma, como ele mesmo disse, de uma terra distante”.

Dom Gadecki também incentivou as dioceses, paróquias e várias comunidades polonesas a organizarem "peregrinações a Roma para o centenário do nascimento de São João Paulo II".

"Vemo-nos em 17 de maio, às 10h30, no Vaticano, em uma solene Eucaristia presidida pelo Papa Francisco", acrescentou.

Confira também: