Depois que um terremoto no sul das Filipinas deixou pelo menos nove mortos e milhares de desabrigados em 15 de dezembro, os sobreviventes precisam de ajuda material, como água potável, e orações.

"Recordemos nossos irmãos e irmãs em Mindanao, que sofreram um terremoto ainda mais forte que os anteriores", disse o Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Tagle, em sua homilia de 16 de dezembro na Catedral de Manila, informou o CBCP News. .

O terremoto de magnitude 6,9 ​​na província de Davao do Sul, no sul das Filipinas, ocorreu um dia antes de muitos católicos filipinos começarem a comemorar o Simbang-Gabi (Missa da noite), uma antiga tradição cristã das Filipinas de preparação para o Natal no contexto do Advento.

"Vamos nos unir aos nossos irmãos, que, neste momento, assistem o Simbang-Gabi, não dentro de uma igreja bonita, mas ainda manifestando sua fé", disse o Cardeal.

A área continua sofrendo uma série de terremotos fatais desde outubro, que deixaram dezenas de milhares de pessoas desabrigadas.

O Bispo de Digos, Dom Guillermo Afable, falando na Rádio Veritas, pediu para os filipinos rezarem o Terço.

"Convocamos todos os filipinos a rezar juntos o Santo Terço, especialmente hoje, porque essa é a melhor coisa a se fazer em tempos de perigo", afirmou.

Os sobreviventes pediram água potável, comida e barracas para se abrigar.

O terremoto interrompeu o fornecimento de água. Além disso, em algumas áreas a água dos poços foi afetada pela contaminação.

Segundo UCA News, alguns moradores fizeram fila ao longo da estrada na cidade costeira de Padada, na província de Davao do Sul, para pedir água.

"O que é mais necessário é água, depois comida e barracas improvisadas", disse o cidadão Kausin Gerbolino a UCA News. Ele havia caminhado para a estrada a partir de uma cidade costeira distante, onde a entrega de ajuda é difícil.

Pelo menos três terremotos de magnitude 6,5 ou mais afetaram a área desde outubro, relata The New York Times. O último terremoto teve o epicentro perto da cidade de Davao.

O presidente Rodrigo Duterte colocou as autoridades e as forças de segurança em alerta máximo.

No povoado de Padada, as autoridades fecharam o único mercado devido aos danos. Uma loja desabou durante o terremoto, matando pelo menos duas pessoas.

Após os terremotos de outubro, os engenheiros colocaram bombas de água nas fontes naturais para a cidade de Magsayay. No entanto, essas bombas conectadas ao abastecimento de água foram destruídas no terremoto.

"Estamos pedindo mais ajuda, especialmente água, não apenas para beber, mas também para cozinhar e desinfetar-nos", disse Anthony Allada, funcionário público da cidade de Magsayay, segundo informa UCA News.

As cifras das agências governamentais de 18 de dezembro indicam que nove pessoas morreram, uma desapareceu e 111 ficaram feridas. Outras 100 mil pessoas foram afetadas.

Pelo menos seis igrejas foram destruídas e outras 41 estruturas públicas foram danificadas ou destruídas.

Confira também:

Mais em