O Subcomitê de Ajuda à Igreja na Europa Central e Oriental da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) aprovou um total de 1,6 milhão de dólares para financiar 100 projetos em 22 países da Europa Central e Oriental.

A disposição foi aprovada em uma reunião do subcomitê realizada em Baltimore, Maryland, em 10 de novembro.

“A Igreja da Europa Central e Oriental continua trabalhando após os efeitos de décadas de comunismo e repressão. À medida que a Igreja se reconstrói e cresce na região, os fiéis dos Estados Unidos se solidarizam e mostram nosso amor a nossos irmãos e irmãs por meio de nossas orações e generosidade ”, disse Dom Jeffrey M. Monforton, presidente do Subcomitê de Ajuda à Igreja na Europa Central e Oriental da USCCB.

Em um comunicado emitido em 11 de dezembro, os bispos dos EUA indicaram os projetos pastorais aprovados para o financiamento em vários países.

Um deles é a Bósnia e Herzegovina, para onde serão destinados fundos para apoiar os Centros da Juventude São João Paulo II, cujos programas incluem formação de liderança, reuniões anuais, workshops e acampamentos de verão.

Na Lituânia, será apoiado o projeto do Centro de Catequese da Diocese de Vilkaviskis, chamado “Jornada de Fé” (Journey of Faith), que consiste em programas de formação de adultos para aproximá-los de Cristo, como a preparação para o Rito de Iniciação Cristã para Adultos, programas para fortalecer matrimônios e retiros para paroquianos e catequistas.

Os bispos também ajudarão 28 seminaristas da Arquidiocese de Bucareste (Romênia) que estudam no Seminário Interdiocesano de Iasi.

Outra quantia será destinada às operações do estúdio de televisão KANA da Conferência Episcopal Russa, em Novosibirsk, que une comunidades e fiéis espalhados por toda a região leste do país.

Os fundos também contribuirão para a construção da igreja paroquial Reletless Help of Our Lady para a crescente comunidade católica perto de Kiev, capital da Ucrânia.

Os bispos indicam que os projetos citados acima não são os únicos que foram aprovados, mas também serão promovidas bolsas de estudo e formação, programas de evangelização nas dioceses e reformas de igrejas, mosteiros e centros pastorais.

 As doações são financiadas pela Coleta Anual da Igreja na Europa Central e Oriental, que acontece na Quarta-feira de Cinzas.

Confira também: