O Papa Francisco incentivou as pessoas da terceira idade a se tornar voluntários para ajudar os mais necessitados e falar com os jovens.

Assim o indicou o Santo Padre nesta segunda-feira, 16 de dezembro, no Vaticano, quando recebeu a Associação Nacional de Trabalhadores Idosos por ocasião do 70º aniversário da fundação.

"Os idosos em boa condição de saúde podem oferecer alguma hora de seu tempo para cuidar das pessoas necessitadas, enriquecendo-se assim também".

Nesse sentido, o Santo Padre disse que o voluntariado “é uma experiência que faz bem a quem o recebe, como também a quem o faz. Com efeito, o compromisso a favor dos outros permite enfrentar a percepção da solidão, melhora a cognição e incrementa o bem-estar mental”.

Em outras palavras, o Papa Francisco disse que o comprometimento com o voluntariado promove o chamado "envelhecimento ativo" que contribui para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, o Pontífice lembrou que "o futuro de um povo supõe necessariamente um diálogo e um encontro entre idosos e jovens para a construção de uma sociedade mais justa, mais bela, mais solidária, mais cristã".

“Os jovens são a força do caminho de um povo e os idosos rejuvenescem esta força com a memória e a sabedoria”, disse o Papa, acrescentando que “a velhice é um tempo de graça no qual o Senhor renova seu chamado: chama-nos a preservar e transmitir a fé chama-nos a rezar, especialmente a interceder; chama-nos a estar ao lado dos necessitados”.

Por isso, o Santo Padre recordou que as pessoas idosas não devem ser consideradas, no plano social, “como um peso, mas pelo que são de verdade, ou seja, um recurso e uma riqueza”, porque “são a memória de um povo!”.

“Somos chamados a construir com tenacidade uma sociedade diversa, mais acolhedora, mais humana, mais inclusiva, que não precisa descartar os frágeis de corpo e de mente, ao contrário, uma sociedade que mede seu próprio passo justamente com estas pessoas”, advertiu o Papa.

Nesse sentido, Francisco agradeceu esta Associação por seu trabalho no campo da promoção dos idosos e os incentivou a ser em todo lugar "presença alegre e sábia", porque "há necessidade de sabedoria e experiência dos idosos, para construir um mundo mais respeitoso dos direitos de todos".

Confira também: