O Papa Francisco presidiu no Vaticano, no domingo, 15 de dezembro, a celebração de Simbang-Gabi (Missa da noite), uma antiga tradição cristã das Filipinas em preparação para o Natal no contexto do Advento.

Na homilia da Missa, o Santo Padre lembrou que, embora a salvação seja oferecida para toda a humanidade, "o Senhor manifesta uma ternura especial pelos mais vulneráveis, os mais pobres do seu povo".

“Os vulneráveis ​​são os que merecem um olhar de amor especial de Deus. São os oprimidos, os famintos, os prisioneiros, os forasteiros, os órfãos e as viúvas. São os habitantes das periferias existenciais de ontem e de hoje”, afirmou.

Essa opção pelos últimos se reflete em Jesus Cristo, “que faz prodígios a favor de seu povo, particularmente dos menores e dos mais frágeis. Tais prodígios são os sinais da presença do seu Reino”.

Nesse sentido, ressaltou que hoje “os habitantes das periferias existenciais continuam sendo muitos”, portanto, “devemos pedir ao Senhor que renove o milagre do Natal todos os anos, oferecendo a nós mesmos como instrumentos do seu amor misericordioso pelos últimos”.

"Para nos preparar adequadamente para essa nova efusão de graça, a Igreja nos oferece o tempo do Advento, no qual somos chamados a despertar em nossos corações a espera e a intensificar nossa oração".

O desafio de se preparar para o Natal se reflete "na riqueza das diversas tradições, nas Igrejas particulares", com "uma variedade de práticas devocionais".

No caso das Filipinas, “há séculos há uma novena em preparação para o Santo Natal chamada Simbang-Gabi (Missa da noite). Durante nove dias, os fiéis filipinos se reúnem de madrugada em suas paróquias para uma celebração eucarística especial”.

“Nas últimas décadas”, explicou o Papa Francisco, “graças aos migrantes filipinos, essa devoção ultrapassou as fronteiras nacionais e foi celebrada em muitos outros países. Há anos, Simbang-Gabi também é comemorado na diocese de Roma e hoje celebramos juntos aqui, na Basílica de São Pedro”.

Por meio dessa celebração, “queremos nos preparar para o Natal de acordo com o espírito da Palavra de Deus que ouvimos, permanecendo perseverantes na vinda definitiva do Senhor, como nos recomenda o apóstolo São Tiago”.

Por meio de Simbang-Gabi, “queremos nos esforçar para manifestar o amor e a ternura de Deus por todos, especialmente pelos últimos. Somos chamados a ser fermento em uma sociedade que muitas vezes não consegue mais saborear a beleza de Deus e experimentar a graça da sua presença”.

Confira também: