O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Baltazar Porras, expressou o repúdio dos bispos do país ao pedido do pastor evangélico Pat Robertson de “assassinar” ao Presidente Hugo Chávez, por tratar-se de uma declaração insustentável que não tem valor algum para quem se considere cristão.

O pastor evangélico Pat Robertson, pertencente às Assembléias de Deus, afirmou em seu programa televisivo “Clube 700” que se Hugo Chávez “pensar que nós o vamos assassinar, deveríamos ir adiante e fazê-lo”; logo propôs que “alguns agentes encobertos façam o trabalho e pronto”. Entretanto, nas últimas horas declarou à imprensa que sua expressão “take him out” foi interpretada mal e que se referia a um “seqüestro”.

Dom Porras indicou que este tipo de afirmações são insustentáveis e não podem ser apoiadas por nenhum cristão, pessoa de fé, ou qualquer com valores humanitários que respeite os direitos humanos.

“Nós repudiamos, não aceitamos absolutamente este tipo de colocação e o consideramos simplesmente um ex abrupto”, afirmou.

Do mesmo modo, depois de pedir que as declarações de Robertson não sejam magnificadas, o Prelado recordou que as diferenças devem dirimir-se “de uma forma civilizada e não querendo recorrer à violência, às armas, ou a eliminação de qualquer pessoa”. Acrescentou que o dito pelo pastor evangélico são opiniões que vêm de um “particular” e não de uma nação como os Estados Unidos.

Finalmente, advertiu que usar o nome de Deus “para o que nos vem em vontade” é “uma forma de manipulação” e “uso indevido da fé”.