Em meio aos desastres provocados ​​pelas chuvas torrenciais, incluindo inundações e deslizamentos de terra que deixaram centenas de mortos e milhares de afetados no leste da África desde outubro, uma comunidade cristã no Quênia tem fornecido ajuda às vítimas.

A comunidade é uma das denominadas Small Christian Community (SCC) – pequenas comunidades cristãs – e está localizada na Diocese de Lodwar, a maior cidade do noroeste do país.

No final de novembro, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) indicou que desde o início das chuvas, pelo menos 120 pessoas morreram no Quênia e mais de 160 mil foram afetadas.

"Formamos um grupo de trabalho em nome da Small Community Christian de Santa Mônica para arrecadar fundos e construir casas para cerca de 30 famílias que sobreviveram em nossa paróquia", disse Peter Lekorini, presidente do SCC de Santa Mônica na paróquia Holy Cross (Diocese de Lodwar), em um e-mail dirigido a Pe. Joseph Healey, que administra a subvenção que é canalizada para os beneficiários por meio do SCC.

Os sobreviventes das inundações, relatou Lekorini, "viram-se obrigados a fugir de zonas montanhosas para as terras baixas”.

"51 pessoas perderam vidas, pertences e gado e os sobreviventes agora estão indefesos devido aos deslizamentos de terra em Loliyanga, Lokichar, Lukiir e Kaluku", explicou Lekorini sobre a grave situação na paróquia.

A equipe de trabalho de SCC Santa Monica solicitou ajuda de várias entidades, incluindo Dom Dominic Kimengich, que acaba de ser transferido para a Diocese de Eldoret, no Quênia. O Prelado proporcionou assistência financeira e depois escreveu ao administrador da subvenção canalizada através de SCC, Pe. Healey.

"Tenho o prazer de recomendar Peter Lekorini pelo bom trabalho que está fazendo", escreveu Dom Kimengich a Pe. Healey.

“Ontem, a equipe de Lodwar me visitou em Eldoret, onde fui nomeado bispo. Como não me estabeleci, pude arrecadar 30 mil xelins quenianos (300 dólares) para ajudar as vítimas a construir casas para suas famílias”, acrescentou.

Alguns dias depois, Pe. Healey enviou um e-mail a Dom Kimengich. “Richard Nkoroni, membro do St. Monica SCC, me visitou em Nairóbi e demos a ele 10 mil xelins quenianos (aproximadamente 100 dólares) para as vítimas de deslizamentos de terra em Lodwar. Estamos ajudando outros SCC com fundos semelhantes”, relatou.

Em uma entrevista por e-mail à ACI África, Pe. Healey disse que os fundos da Igreja Católica foram combinados com 20 mil xelins quenianos (200 dólares) da MCA Loliyanga Ward e 100 mil xelins quenianos (1.000 dólares) da Cruz Vermelha do Quênia.

"Um verdadeiro esforço de equipe e um modelo para os outros", disse.

Lekorini confirmou que outra assistência para o SCC de Santa Mônica veio de membros de outros SCC.

A ajuda prestada pelo SCC do Quênia faz parte da resposta após um pedido de ajuda humanitária de várias agências no Quênia.

Confira também: