Os capelães do Bispado Militar do Chile fizeram suas orações a Nossa Senhora de Loreto, padroeira da aviação, pelo avião da Força Aérea perdido durante a madrugada.

A aeronave C130 Hércules, do Grupo de Aviação Nº 10 da instituição, decolou às 16h55 de segunda-feira da Base Aérea de Chabunco. A bordo viajam 17 tripulantes e 21 passageiros, incluindo três civis, em direção à base aérea da Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva.

A aeronave perdeu contato via rádio às 18h13 e foi declarada como acidentada pela força aérea às 00h40 de terça-feira, após o fim de sua autonomia de voo.

Depois disso, começou a operação de busca no mar Drake, a cerca de 700 quilômetros ao sul de Punta Arenas (Chile), ao qual Argentina, Uruguai e Brasil se uniram.

Nesse sentido, o Bispado Militar no Chile rezou:

“Virgem e Mãe de Loreto,
Acudimos a ti, neste dia,
Pelos teus filhos da força aérea do Chile.
Suplicamos-te para que nossos companheiros do avião Hércules C-130
Em missão na Antártica apareçam vivos.
Mãe Santíssima, nós imploramos a ti por estes filhos teus: pilotos, tripulantes e passageiros.
Não permitas uma desgraça; senão um grande milagre de poder encontrá-los. Pedimos isso em nome de teu filho, nosso Senhor. Amém".

Enquanto isso, o Ordinário Militar da Argentina, Dom Santiago Olivera, expressou sua oração “pelos nossos irmãos da força aérea chilena e por toda a família militar do país vizinho. Nesses momentos, precisamos mais do que nunca a coragem da fé, tenhamos confiança, o Senhor é a nossa fortaleza”, afirmou.

Além disso, na celebração mariana de Nossa Senhora de Loreto, Dom Olivera rezou especialmente pela proteção dos militares chilenos.

"Em Maria, nossa Mãe, na devoção de Nossa Senhora de Loreto, colocamos sob seu manto a vida de nossos irmãos e a de suas famílias", disse o Ordinário Militar da Argentina.

Confira também: