O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, participou da inauguração da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25) em Madri (Espanha), realizada na segunda-feira, 2 de dezembro.

Em declarações à Europa Press, o Cardeal Parolin assegurou que o Papa Francisco tem esperança nesta Cúpula do Clima.

“Acho que sim, que o Papa tem [esperança]. O fato de participarmos significa que acreditamos nessas atividades multilaterais, nas quais toda a comunidade internacional se reúne para dar resposta a problemas comuns. Por isso estamos aqui e acredito que nossa presença aqui é o sinal de que o Papa acredita e continua acreditando”, assegurou o Cardeal Parolin.

O Secretário de Estado do Vaticano também destacou no final da sessão inaugural “a urgência de dar seguimento às decisões tomadas em Paris e nas demais COP, sobretudo a COP de Katowice do ano passado e tomar ações concretas para que realmente seja possível responder aos problemas climáticos de hoje".

Segundo informa Europa Press, o Cardeal Parolin enfatizou que a mensagem que esta Cúpula do Clima traz é a mesma que “o Santo Padre dirigiu à comunidade internacional há muito tempo” e insistiu que “praticamente o Papa Francisco assumiu a liderança a favor desta Casa Comum, da ecologia integral”.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25) estava prevista para ser realizada no Chile, mas distúrbios recentes fizeram com que fosse transferida para Madri. Foi inaugurada em 2 de dezembro e terminará em 13 de dezembro.

O objetivo desta Cúpula do Clima é concluir um acordo mundial para reduzir as emissões de carbono e, assim, evitar as mudanças climáticas.

Confira também: