O Papa Francisco presidirá no próximo dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, a tradicional homenagem à Imaculada diante do monumento mariano localizado na Praça Mignanelli de Roma, em frente à embaixada espanhola junto à Santa Sé.

Na homenagem, da qual participarão os cidadãos de Roma, será realizada uma oferta floral. Os primeiros serão os bombeiros, que colocarão uma coroa de flores no braço de Nossa Senhora, em memória aos 220 bombeiros que inauguraram o monumento no dia 8 de dezembro de 1857.

O Papa Francisco chegará ao monumento às 16 h (hora de Roma) e será recebido pelo Cardeal Angelo de Donatis, Vigário da Diocese de Roma, bem como pelas autoridades civis. O Pontífice rezará diante do monumento dedicado à Virgem e deixará um buquê de flores na base do monumento.

O Monumento à Imaculada Conceição de Roma está localizado próximo à histórica escalinata da Trinità dei Monti, na Praça de Espanha. Consiste em uma coluna de 12 metros de altura projetada pelo arquiteto Luigi Poletti. No alto da coluna há uma estátua mariana de bronze feita pelo escultor Giuseppe Obici.

Por outro lado, a Basílica dos XII Apóstolos está celebrando a novena da Imaculada, a mais antiga de Roma, desde o dia 29 de novembro. Todos os dias, às 17h45 (hora local), acolhe a oração do Terço e o canto das ladainhas. Em seguida, celebra-se a Missa que é presidida cada dia por um Cardeal diferente. A novena termina com o canto franciscano “Tota Pulchra”.

Confira também: