Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Papa Francisco regressa a Roma, concluindo assim sua quinta viagem apostólica à Ásia.

Após sua visita à Tailândia, o Pontífice chegou ao Japão em 23 de novembro, onde visitou Hiroshima e Nagasaki, reuniu-se com o imperador Naruhito, com as vítimas da "tríplice catástrofe" de Fukushima, com a comunidade católica do país, com sacerdotes, religiosas e jovens.

A seguir, compartilhamos 6 momentos que provavelmente não viu de sua viagem ao Japão:

  1. Famílias armam um senbazuru pelo Papa

12 mil famílias da Diocese de Nagasaki escreveram 30 mil intenções de oração antes da visita do Papa Francisco ao Japão, cada uma foi transformada em um grou, feito de dobradura de papel, que foram unidos por meio de um fio. Assim, converteram-se em um senbazuru de oração pelo Pontífice e pela paz.

O senbazuru, que deriva das palavras "Sen", que significa mil, e "Zuru", que é grou, é uma memória que os japoneses fazem para desejar boa sorte ou a rápida recuperação de alguém.

Popularizado após a Segunda Guerra Mundial devido à história de Sadako Sasaki, uma menina que faleceu de leucemia causada pela radiação da bomba atômica e que fez mais de mil grous de papel como uma oração pela sua recuperação, é agora símbolo da paz e memória do horror das armas nucleares.

2. A fotografia que “grita” a paz durante a Segunda Guerra Mundial

O Papa Francisco se encontrou com o filho do fotógrafo norte-americano Joseph Roger O'Donnell, que imortalizou o horror da catástrofe nuclear de Nagasaki, o Santo Padre lhe disse: "Seu pai fez muito pela paz".

A imagem, que o Santo Padre distribuiu em 2017 para conscientizar sobre a guerra e suas consequências infelizes, foi colocada no Parque da Bomba Atômica em Nagasaki. Nela se pode ver um menino que espera sua vez no crematório carregando seu irmãozinho morto após a explosão da bomba atômica, em 9 de agosto de 1945.

3. Os jovens dão um presente especial ao Papa

Os jovens japoneses deram ao Santo Padre um Happi (camisa tradicional japonesa) com mensagens em japonês, inglês e espanhol. A peça de cor celeste tem um desenho do Papa no estilo anime (animação japonesa) e é decorada com flores de cerejeira, que se associam ao país asiático.

Mais em

Na parte de trás, está escrito no idioma natal do Pontífice: "Amamos você", "Conte comigo" e "Reze pelos jovens do Japão". Na parte da frente, no lado direito está escrito em japonês “Papa Francisco” e no esquerdo “Geração 266”, em referência ao número de Papa que é Francisco.

4. Religiosa carmelita se encontra o Papa e pede por sua família

O Santo Padre se encontrou com uma irmã carmelita, que perdeu seus pais e duas irmãs por causa da bomba atômica em Hiroshima.

A religiosa tinha um cartaz em espanhol, no qual indicava que sofreu muito pela guerra, por isso reza pela paz no mundo e também que todas as carmelitas do Japão rezam pelo Papa.

5. O Papa Francisco cumprimenta crianças durante seu trajeto no papamóvel

Durante seu passeio de papamóvel pelo Tóquio Dome, durante sua entrada para a Missa central no Japão, muitos pais aproximaram seus pequenos para que pudessem receber a bênção do Santo Padre.

6. Lembranças da Missa vendidas para ajudar a defender a vida

No estádio Tóquio Dome venderam lembranças da Missa do Santo Padre, como camisetas, casacos e bonés com a logo da viagem apostólica.

Na conta de twitter oficial da viagem do Papa ao Japão, assinalam que o dinheiro arrecadado será doado ao Pontífice por meio da Conferência de Bispos do país, para promover atividades que defendam toda a vida, que é o tema central da visita do Papa no Japão. 

Confira também: