O Papa Francisco teve nesta segunda-feira, 25 de novembro, uma reunião privada com o imperador do Japão, Naruhito, no Palácio Imperial de Tóquio, por ocasião da viagem apostólica que está realizando a este país asiático.

O Santo Padre chegou ao Palácio Imperial às 11h, hora local, e foi recebido pelo próprio imperador na entrada do Palácio. Depois, ambos atravessaram o átrio do Palácio e foram para a Sala de Audiências, onde conversaram em privado.

O imperador agradeceu ao Papa pelo seu encontro com as vítimas da tríplice catástrofe que atingiu o país em 11 de março de 2011: um evento catastrófico que começou com um terremoto de magnitude 9, seguido de um tsunami que causou a explosão de 3 reatores nucleares na central de Fukushima.

Por sua parte, o Papa assinalou que se lembrava do dia em que soube das notícias do ataque com bombas atômicas sobre Nagasaki e Hiroshima. Naquela época, tinha 9 anos e o Papa chorou ao saber a magnitude do bombardeio.

Eles também conversaram sobre o problema ambiental e uma de suas consequências: o acesso à água potável.

Após o encontro, o Papa presenteou o imperador do Japão com um quadro em mosaico que reproduz uma obra de arte do pintor romano Filippo Anivitti (1876-1955). O mosaico mostra o arco de Tito que se encontra nos Fóruns Imperiais da cidade de Roma.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Japão adotou a forma de Estado de monarquia parlamentar. O imperador Naruhito subiu ao trono imperial do Japão em 1º de maio de 2019, após a renúncia de seu pai Akihito.

Nasceu em Tóquio, em 1960. Foi proclamado herdeiro do trono após a morte de seu avô, imperador Hirohito, em janeiro de 1989. Sua entronização como imperador ocorreu em 22 de outubro de 2019, quando oficialmente se tornou o 126º imperador do Japão.

Confira também: